
A UEFA anunciou esta quarta-feira que a sueca Tess Olofsson será a árbitra principal do decisivo encontro entre Portugal e Bélgica, da terceira e última jornada do Grupo B do Euro2025 feminino, agendado para sexta-feira em Sion, Suíça.
A juíza de 36 anos será auxiliada pela compatriota Almira Spahić e pela norueguesa Monica Lokkeberg. A neerlandesa Shona Shukrula será a quarta árbitra, enquanto o australiano Jarred Gillett ficará responsável pelo VAR.
Tess Olofsson reencontra a seleção portuguesa pouco mais de um mês depois de ter dirigido o confronto entre as duas equipas na Liga das Nações, no Funchal, que terminou com uma pesada derrota lusa por 3-0 — resultado que ditou a despromoção de Portugal à Liga B.
Na luta pelo apuramento, a formação orientada por Francisco Neto entra em campo obrigada a vencer a já eliminada Bélgica e a esperar que a Itália perca com a já qualificada Espanha. Além disso, Portugal terá ainda de recuperar na diferença de golos, atualmente desfavorável (1-6 face aos 2-1 das italianas).
Se Espanha e Itália empatarem, nem uma vitória expressiva das ‘quinas’ será suficiente para garantir um lugar nos quartos de final, o que significaria o terceiro Europeu consecutivo sem ultrapassar a fase de grupos, depois das edições de 2017 e 2022.
O Portugal-Bélgica está marcado para as 21h00 locais (20h00 em Lisboa), no Estádio Tourbillon.
Comentários