O Desportivo da Huíla e o FC Bravos do Maquis abrem, às 15 horas da próxima sexta-feira, o 41.º Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão Girabola2019/20, numa reedição da edição anterior em que não foram além de uma igualdade a um golo.
Tal como nesta ocasião, o jogo foi disputado no Estádio do Ferrovia. Os golos foram marcados por Elias, aos 6 minutos (pelos anfitriões) e Germano, aos 17' (pelos forasteiros).
O equilíbrio na ronda inicial não se reflectiu, entretanto, no resultado final do campeonato. O Desportivo da Huíla foi a equipa sensação, com a conquista de um inédito terceiro lugar, enquanto o Bravos do Maquis obteve a modesta 10ª posição.
O arranque desta competição fica marcado pela desistência do Benfica do Lubango, alegadamente por questões financeiras, sendo que a Federação Angolana de Futebol licenciou para novo "inquilino" o Wiliet de Benguela.
Por razão diferente, o Kabuscorp também não se fará presente na competição iniciada em 1979. A equipa do bairro Palanca foi relegada à segunda divisão e depois ao provincial, pela FIFA, por incumprimento de cláusulas contratuais com o brasileiro Rivaldo e o congolês Tresor Mputo Mabi.
Assim, o evento ficará órfão de um dos principais animadores em termos competitivos (até já conquistou um troféu em 2013) e também pela forma efusiva como os seus adeptos vivem o futebol nas bancadas. Vestidos tradicionalmente de vermelho e branco, incentivam a equipa do princípio ao fim, independentemente do resultado em campo.
Jogos completos da 1.ª jornada do Girabola2019/20
Sexta-feira, dia 16:
Desportivo da Huíla/FC Bravos do Maquis (15h, Estádio do Ferrovia)
Sábado, dia 17:
Sagrada Esperança/Interclube (15h, Dundo)
Wiliet de Benguela/Petro de Luanda (15h, Ombaka)
Sporting de Cabinda/Recreativo do Libolo (15h, Tafe)
Progresso do Sambizanga/1.º de Agosto (15h, Coqueiros)
Domingo, dia 18:
1.º de Maio de Benguela/Académica do Lobito (15h, Ombaka)
Santa Rita de Cássia/Recreativo da Caála (15h, 4 de Janeiro)
Ferrovia do Huambo/Cuando Cubango FC (15h, Ferrovia)
Comentários