
Arrancou ontem, dia 29, e termina no dia 03 de agosto. O campeonato mais curto do Mundo realiza-se na Gronelândia e bastará cinco jogos para alguém ser campeão. A edição 55 decorre na capital Nuuk, onde oito equipas, divididas em dois grupos, tentam chegar ao título, conquistado em 2024 pelo B-67 Nuuk, o clube mais titulado da gigante ilha, com 15 conquistas.
Num formato de todos contra todos, os dois primeiros colocados de cada grupo apuram-se para as meias-finais, no sábado. Os vencedores destes dois jogos disputam o título, no próximo domingo. O único dia sem futebol será na sexta-feira.
O futebol reina na Gronelândia, mas o vasto território (2 166 000 km²) é um dos entraves ao seu desenvolvimento. Apenas 20 por cento da terra é habitável, o que faz da Gronelândia (56 898 habitantes, estimativa para 2025) o território com menor densidade populacional do Mundo (0,026 habitantes por km²).
Além do vasto território, a imprevisibilidade do tempo, mesmo no verão, torna este campeonato num gigantesco desafio logístico, já que é preciso transportar as comitivas para a região-sede da prova, todos os anos. A maior parte das viagens são feitas de barco. O mesmo navio vai de porto em porto, recolhendo as comitivas, em viagens que podem durar três dias.

Este é um campeonato repleto de curiosidades. Os nomes das equipas são uma letra e dois números (o nome da região/cidade/vila e o ano da criação do clube). Nas épocas 2020 e 2021 a prova não se realizou devido a pandemia de COVID-19. Em 2022 o Nagdlunguaq-48 sagrou-se campeão, chegando às 12 conquistas, em 2023 e 2024 os títulos foram para o B-67 Nuuk, que chegou ao seu 15.º no seu historial.
Esta é uma liga diferente das demais. Totalmente amadora, os jogadores que não vivem na cidade de Nuuk, tem de pagar do próprio bolso as viagens até ao palco do campeonato.
"Cada viagem de avião custa mais de 1.000 euros, e não, não há descontos para locais", contou Aqqalu Olaf, jogador do N-45 a uma reportagem do jornal espanhol 'Marca'.
A edição de 2025 decorre na capital Nuuk, o que facilita as viagens. Mas na época passada, por exemplo, a prova disputou-se na cidade de Qeqertarsuaq, onde "às vezes era preciso apanhar o avião e depois um ferry durante três dias para chegar à aldeia", contou outro jogador à reportagem da 'Marca'.
As despesas do alojamento ficam à cargo da Federação de Futebol da Gronelândia. Apesar disso, duas equipas acabaram por não participar por falta jogadores, sem capacidade para suportar os custos das viagens: o UB-83, da cidade de Upernavik, e o N-48, de Ilulissat, um dos clubes mais vitoriosos do campeonato, com 12 títulos (os últimos em 2019 e 2022).
No sorteio, feito à moda antiga (papeis em taças de plástico), o B-67 ficou no grupo com o K-33, IT-79 e T-41. No outro grupo estão FC Nuuk, FC Tugto, N-45 e G-44.
Terça, quarta e quinta joga-se a fase de grupos. Sexta-feira é dia de descanso. Sábado jogam-se as meias-finais e domingo é a grande final da liga mais curta do mundo, em Nuuk.
Comentários