São muitas as caras conhecidas que figuram no ranking dos 50 melhores treinadores da atualidade para o portal desportivo 'FourFourTwo'. São seis os nomes bastante conhecidos para os portugueses, numa lista que conta com quatro portugueses.
O primeiro a aparecer na compilação é Roberto Martínez, o selecionador nacional aparece logo na 49.ª posição, num ano que prepara o seu "quarto grande torneio internacional depois de assumir o comando técnico da equipa de Portugal no ano passado".
Quatro posições à frente aparece Sérgio Conceição que é considerado como um treinador "de confiança no futebol português", já que desde que assumiu o cargo em 2017, "os dragões conquistaram três títulos, de dois em dois anos", "no meio de muitas vendas, já que o futebol português é construído sob areia movediça".
Considerado como um dos "treinados mais subestimados da Premier League", Marco Silva encabeça o 37.º lugar da lista muito pelo "trabalho eficaz que tem feito no Fulham desde que chegou em 2021, após a descida ao Championship".
À entrada do top30 está Roger Schmidt, o técnico encarnado ocupa o 33.º lugar do ranking, depois de se ter tornado no primeiro alemão a ganhar um título pelo Benfica e "com algum estilo", depois de vencer "os primeiros 13 jogos na Primeira Liga e na Liga dos Campeões, no melhor arranque de época em quase 40 anos". O portal realça ainda que estes feitos aconteceram apesar de ter "perdido Darwin Núñez no verão e Enzo Fernández no meio da temporada" e apesar de esta época não ter sido tão positiva, "Schmidt ainda é muito cotado pelo seu trabalho em Portugal".
"Sempre que uma vaga na Premier League fica disponível, Amorim está invariavelmente ligado e é fácil perceber porquê": É assim que o 'FourFourTwo' apresenta o 16.º lugar ocupado pelo treinador do Sporting. Considerando que Rúben Amorim "tem impressionado desde que venceu a final da Taça da Liga com o SC Braga, em 2020, frente ao FC Porto", antes de assumir o comando técnico do Sporting que "parece pronto para ganhar tudo". Avisando ainda que "não vai demorar muito para chegar às grandes ligas".
Mas, o português mais bem cotado da lista é, nem mais, nem menos do que... Abel Ferreira. Considerado como "uma lenda na América do Sul pelas suas conquistas", o técnico português é considerado como o 13.º melhor treinador do mundo. O 'FourFourTwo' recorda as declarações de Abel que diz ter aprendido muito com o Football Manager para considerar que "títulos consecutivos na Libertadores são coisas de vídeojogos", para além de que "as comparações com José Mourinho são adequadas, para dizer o mínimo... só que ele está enraízado na empatia e no futebol de formação".
Sem grandes surpresas o top 3 é ocupado pelo atual treinador sensação, Xabi Alonso e, claro, os inevitáveis Jurgen Klopp e Pep Guardiola.
Comentários