Emiliano Martínez tem ganho protagonismo nos últimos anos, tendo mesmo sido um dos pilares da conquista do Mundial 2022 pela Argentina. Agora, o foco está virado no Campeonato do Mundo de 2026, que poderá ditar o fim da carreira, num altura em que terá 34 anos.

“[Se ganhar o Mundial’2026] Retiro-me, prometo-te. Há alguma seleção que tenha ganho dois Mundiais seguidos? Terei 33 anos, um miúdo (risos). Se só comecei a jogar aos 30...”, disse à Federação de Futebol da Argentina, no aniversário da conquista do Mundial do Catar, referindo-se à alturam em que começou a ser considerado um guarda-redes de topo.

Ontem foi eleito o melhor guarda-redes em 2024 pela FIFA e aproveitou para recordar a defesa decisiva que fez contra Kolo Muani, na final com a França.

“Juro que já defendi muitas bolas melhores do que essa. Nesta fechei os olhos e disse: ‘Por favor, rebenta-me a cara’. Desconfiar da defesa deixou-me pronto. Quando ele vem na direção de Ota [Otamendi], pus-me de frente e na diagonal dele. A bola estava a saltar e por isso levantei os braços, porque o normal é que os coloque para baixo”, concluiu.