
Numa fase ainda bastante prematura da temporada, com as ligas dos principais países europeus ainda sem terem chegado à dezena de jogos, a corrida à Bota de Ouro 25/26 é para já dominada pelos melhores marcadores dos campeonatos nórdicos, que vão bem mais adiantados.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Assim, na frente, está Klaemint Olsen, veteraníssimo ponta de lança de 35 anos do NSÍ Runavík, que leva 26 golos ao fim de 25 jornadas na Liga das Ilhas Faroé de 2025 (faltam duas jornadas para a prova terminar). Esses 26 golos equivalem a 26 pontos, dado o pouco estatuto daquele campeonato.
Mas quem é, afinal, Klaemint Olsen, para já o artilheiro da Europa? Nasceu a 17 de julho de 1990 nas Ilhas Faroé, começou sua carreira como jogador de futebol nas camadas jovens do NSÍ Runavík, equipa da sua cidade natal, e em 2010 estreou.se pela equipa principal.
Foi também nesse ano que se estreou pela seleção A das Ilhas Faroé, por quem marcou pela primeira vez ainda em 2010, contra a Espanha. A nível de clubes, Klaemint foi sempre fiel ao NSÍ Runavík, tendo passado apenas uma temporada fora do clube, quando foi emprestado ao Breidablik, da Islândia, para uma curta experiência de uma temporada no estrangeiro.
Atrás de Olsen surge Kasper Høgh, de 24 anos, do Bodø/Glimt, melhor marcador da Liga norueguesa até ao momento, com 16 golos, que equivalem a 24 pontos (dado o fator de 1,5 da Liga dinamarquesa, idêntico, por exemplo, ao da Liga portuguesa). A Liga norueguesa vai na 24.ª de 30 jornadas.
A fechar o pódio encontra-se Darko Lemajic, atual melhor marcador da Liga da Letónia, que leva 32 das 36 jornadas já disputadas. Lemajic, de 32 anos, assinou 23 golos, que correspondem a 23 pontos no ranking da Bota de Ouro.
Na classificação seguem-se mais três jogadores de ligas periféricas: Daniel Karlsbakk (Sarpsborg, Liga norueguesa), Ibrahim Diabate (GAIS, Liga sueca) e Nahir Besara (Hammarby, Liga sueca), todos com 15 golos marcados nos respetivos campeonatos e 22,5 pontos. Mas logo atrás, e ao fim de apenas seis jornadas da Bundesliga na Alemanha, surge o primeiro jogador de renome na lista: Harry Kane já leva 11 golos no campeonato alemão pelo Bayern em 25/26, que correspondem a 22 pontos (dado o fator 2 da Bundesliga alemã).
A fechar o top 10 temos mais dois jogadores da Liga sueca e um da Liga norueguesa, para no 11.º lugar encontrarmos já Erling Haaland, do Mancehster City, com 9 golos marcados na Premier League inglesa (equivalentes a 15 pontos), tantos como os somados por Kylian Mbappé na La Liga espanhola.
Quando aos goleadores da I Liga portuguesa, o topo da lista de melhores marcadores da edição 25/26 da prova é, para já, partilhado por quatro jogadores (dois brasileiros e dois colombianos): Clayton, do Rio Ave, Pablo, do Gil Vicente, Luis Suárez, do Sporting, e Jesús Ramírez, do Nacional, todos com 6 golos ao fim de 8 jornadas, que equivalem a 9 pontos na corrida à Bota de Ouro europeia, dado o fator 1,5 do campeonato português (que na temporada passada não impediu Viktor Gyokeres de dar luta até ao fim a Mbappé, que acabou por arrecadar o galardão em 24/25.
Os 6 golos (e 9 pontos) dos quatro principais goleadores da I Liga 25/26 não para já, sequer, um lugar entre os 100 primeiros na corrida à Bota de Ouro desta temporada.
Comentários