Quando pensamos no Bordéus, automaticamente associamos o clube aos mais altos palcos franceses. E nem os últimos dois anos na sombra, a atuar na segunda liga, apagam a grandiosidade de um clube que detém seis campeonatos franceses no seu palmarés.

Contudo, o histórico clube gaulês encontra-se em risco de cair para a quarta divisão. Em causa, a dificuldade em assegurar as garantias financeiras para se manter no terceiro escalão devido aos graves problemas financeiros que enfrenta.

Um cenário que não é inédito para o Bordéus. Já em 2022, uma acumulação de dívidas no valor de 40 milhões de euros tinha atirado o clube para o terceiro escalão. A situação acabou por não ser tão grave após um acordo com a Liga Profissional Francesa, que permitiu que o clube disputasse a segunda liga.

Até há poucos dias a esperança recaia no grupo detentor do Liverpool, que se mostrava interessado em investir cerca de 100 milhões de euros durante seis anos no clube francês. Mas a ausência de um acordo e, por conseguinte, o afastamento do potencial investidor, coloca o Bordéus numa situação de enorme fragilidade e sem capacidade para se inscrever no segundo escalão, nem sequer no terceiro, onde se encontra atualmente na sequência do castigo que lhe foi aplicado por incumprimento financeiro. Assim, perante o cenário de absoluta adversidade, o Bordéus corre o risco de jogar na 4.ª divisão ou, no limite, desaparecer.

Perante a decisão da Direção Nacional de Controlo de Gestão, o clube recorreu e o resultado da decisão será anunciado esta terça-feira. Gérard Lopez, proprietário do Bordéus, que é também acionista maioritário do Boavista, adianta três cenários possíveis.

“O primeiro é encontrar um parceiro de última hora. Para alguém que não queira vender jogadores, o investimento será de 200 milhões de euros. Se quiser vender, andará à volta de 80 milhões. A segunda hipótese é a liquidação e o desaparecimento do Bordéus. A terceira opção será a descida ao quarto escalão, dando-nos dois ou três anos para reconstruir o clube”, explicou Gérard Lopez.

Ao todo, o Bordéus detém seis títulos do Campeonato Francês e quatro da Taça da França. Sagrou-se campeão francês pela última vez em 2009.