Terminou o mercado de transferências e com ele algumas ‘novelas’ que agitaram este verão. Muito se falou sobre a saída de jogadores como Ronaldo, Alexis Sánchez, Aubameyang, quando tudo não passou disso mesmo, de uma 'novela'. Nesse sentido, o jornal espanhol ‘Marca’ elegeu dez jogadores que estavam destinados a rumar a outras paragens (e foram muitos os rumores e as notícias veiculadas pela imprensa), mas que, afinal, vão continuar a representar o mesmo clube. Para o ano há mais...

Alexis Sanchéz (Arsenal)

O caso de Alexis é o mais paradigmático. Desde o início desta janela de transferêncais que o avançado chileno esteve na porta de saída do Arsenal. Bayern Munique e Manchester City foram os principais interessados, mas a saída não foi efetivada. Continuará, assim, mais uma temporada às ordens de Arsène Wenger, isto numa altura em que está a entrar no seu último ano de contrato.

Equipas interessadas: Manchester City e Bayern de Munique

Antoine Griezmann (Atlético Madrid)

Antes de o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) decidir manter a proibição ao Atlético de Madrid de inscrever futebolistas no mercado de verão, o jogador francês já havia deixado claro que queria deixar os ‘colchoneros’. O destino? Manchester United de José Mourinho.

A decisão do TAS, contudo, levou a um revés numa eventual negociação e o avançado acabou mesmo por permanecer em Madrid.

Equipas interessadas: Manchester United e Barcelona

Alexis Sanchéz
Alexis Sanchéz

Aubameyang (Dortmund)

A saída de uma jovem promessa de seu nome Dembelé para o Barcelona acabou por colocar o futuro de Aubameyang em segundo plano. Chegou a estar perto do Milan, equipa que operou uma autêntica revolução no seu plantel, sem olhar a gastos, mas o Dortmund fechou-lhe a porta de saída, acusando os italianos de "falta de respeito" por terem vindo a público manifestar o seu interesse no jogador.

Equipas interessadas: Milan, Chelsea e PSG

Griezmann
Griezmann créditos: EPA/CHEMA MOYA

Fabinho (Mónaco)

Foi um dos jogadores que o Mónaco conseguiu segurar, depois da debandada de Bernardo Silva, Bakayoko, Mendy e Mbappé, nomes indiscutóveis no plantel que se sagrou campeão na época passada. Começou por ser apontado ao Manchester United, a que se seguiu o Atlético Madrid, e na última semana chegou mesmo a ser dado como certo no PSG. Acabou por ficar no Principado. E Leonardo Jardim respirou de alívio.

Equipas interessadas: PSG, Manchester United e Atlético Madrid

Fabinho
Fabinho

Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

A notícia, avançada pelo jornal A Bola, caiu como uma bomba: Ronaldo quer sair do Real Madrid. Depois de mais uma excelsa temporada nos ‘merengues’, coroada com a conquista da liga espanhola e da Liga dos Campeões, as acusações de fuga ao fisco fizeram tremer o futuro do internacional português em Espanha.

O tempo, bem como a confiança de Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, ajudaram a acalmar os ânimos e o português vai mesmo continuar no Bernabéu.

Equipas interessadas: PSG e Manchester United

Ross Barkley (Everton)

Foi, porventura, o episódio mais insólito deste último dia do mercado. O Everton e o Chelsea chegaram a acordo para a transferência do médio, um dos mais cobiçados em Inglaterra, por cerca de 40 milhões de euros. Contudo, e para surpresa de todos os envolvidos, o jogador decidiu continuar nos ‘toffees’ quando já estava a realizar os exames médicos no centro de treino dos ‘blues’.

De acordo com a imprensa inglesa, o ‘volte-face’ deve-se à vontade de Barkley de jogar no clube onde se formou.

Equipas interessadas: Chelsea

Ross Barkley
Ross Barkley créditos: EPA/WILL OLIVER

Thomas Lemar (Mónaco)

Outro jogador da ‘cantera’ do Mónaco. Tudo apontava para que Thomas Lemar deixasse o Principado este verão, com a imprensa a apontar-lhe um sem número de pretendentes: Arsenal, Liverpool, Barcelona... Os ‘gunners’ terão, inclusive, chegado aos 100 milhões de euros pelo francês – seria o segundo jogador mais caro de sempre a transferir-se para Inglaterra depois de Paul Pogba (Man. United) – mas Lemar não quis rumar a Londres.

Equipas interessadas: Liverpool, Arsenal e Barcelona.

Bernardo festeja com Lemar
Bernardo Silva festeja com Lemar

Van Dijk (Southampton)

Foi pretendido praticamente por todos os clubes da Premier League. O Liverpool chegou mesmo a entrar em negociações com o jogador, ‘nas costas’ dos ‘foxes’, mas acabou por deixar a corrida a meio, depois de ter sido acusado de aliciamento pelo Southampton, clube que o defesa holandês representa.

Manchester City também chegou a manifestar uma ‘pontinha’ de interesse, insuficiente, no entanto, para os ‘saints’ abrirem mão de Van Dijk.

Equipas interessadas: Manchester City e Liverpool

Virgil van Dijk
Virgil van Dijk créditos: GERRY PENNY / EPA

Verratti (PSG)

Ainda antes de Neymar, o primeiro combate entre PSG e Barcelona teve como protagonista Marco Verratti. O italiano ter-se-á recusado a trabalhar com o plantel na primeira semana de preparação da nova época, à espera que, durante esse período, as direções dos dois clubes pudessem entender-se. Tudo terminou com a mudança de Neymar para o Parque dos Príncipes e Verratti a pedir desculpas aos adeptos parisienses em vídeo.

Equipas interessadas: Barcelona

Verratti desolado depois de derrota com Barcelona
Verratti desolado depois de derrota com Barcelona créditos: LUSA

Mahrez (Leicester)

A surpreendente época do Leicester em 2015/16, que lhe valeu o título de campeão inglês, fez com que Riyad Mahrez fosse apontado a vários emblemas europeus. No final da última temporada, chegou mesmo a dizer que estava na altura de um novo desafio no futebol.

Foi o desejado de Monchi para a sua Roma, plano B para Coutinho no Barcelona, alvo de Chelsea e Arsenal, mas, ao que tudo indica (o mercado ainda não fechou em Espanha) ficará mesmo em Leicester.

Equipas interessadas: Roma, Chelsea, Arsenal e Barcelona

Riyad Mahrez
Riyad Mahrez créditos: FACUNDO ARRIZABALAGA / EPA