A temporada que se está a iniciar vai trazer mudanças significativas à forma como as principais competições da UEFA se vão processar (Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência). Alterações ao modelo competitivo, ao sorteio e até aos possíveis emparelhamentos vão ser aplicadas desde já. Conheça as principais mudanças. 

A partir da época 2024/25, serão 36 os clubes que vão participar na nova fase de liga (antiga fase de grupos) da Liga dos Campeões, proporcionando a oportunidade de competir na principal competição europeia de clubes a mais quatro emblemas.

O novo formato determina que as equipas farão oito jogos contra oito adversários diferentes, em vez de defrontarem três equipas duas vezes, como já era habitual há tantos anos. A ideia por trás desta alternativa é proporcionar aos adeptos jogos mais competitivos e equilibrados ao longo da primeira fase da competição.

Mas o que determina quem joga contra quem?

Para definir os oito adversários diferentes, as equipas serão distribuídas por quatro potes com base no coeficiente individual do clube no início da época (a exceção é o detentor do título da Champions que será o principal cabeça-de-série do pote 1). De seguida, cada equipa será sorteada contra dois adversários de cada pote, um dos quais em casa e outro fora. Esta regra também se aplicará à Liga Europa, enquanto na Liga Conferência cada emblema defrontará apenas seis adversários, um de cada um dos seis potes da competição.

Note que, na fase da liga, as equipas não podem defrontar adversários do mesmo país e só podem ser sorteadas contra um máximo de duas equipas do mesmo campeonato.

Como irá funcionar o sorteio?

Além da competição ter um novo formato, também o sorteio será diferente. A principal razão para eta mudança é o facto de que, se se mantivesse o mesmo conceito para a fase de grupos, seriam precisas quase 1000 bolas e, no mínimo, 36 taças em palco, o que obrigaria a um sorteio demasiado duradouro.

As 36 equipas serão sorteadas manualmente com bolas físicas, antes de um programa informático automatizado sortear aleatoriamente oito adversários nos quatro potes, que serão revelados no ecrã da sala do sorteio e na televisão. O mesmo 'software' decidirá também quais os jogos disputados em casa e os que acontecerão fora de portas.

Naturalmente, o sorteio começará com o Pote 1, que vai definir os oito adversários das nove equipas e continuará com os outros potes por ordem decrescente até que todas as equipas tenham recebido os seus oponentes. Uma das missões do 'software' é garantir a aleatoriedade total, garantindo ao mesmo tempo que será concluído sem nenhuma situação de impasse.

De seguida, será elaborada a lista de jogos, com as respetivas datas e horas de início, com anúncio previsto para dia 31 de Agosto, de modo a garantir que não existam conflitos de calendário com equipas das outras competições europeias que joguem nas mesmas cidades.

Notas do sorteio

O 'software' do sorteio é fornecido pela AE Live. Desde a nomeação, em setembro de 2023, como parceiro para todos os sorteios da UEFA, a empresa desenvolveu e testou o programa informático, integrando vários mecanismos internos e externos para confirmar e verificar os resultados.

Além disso, todo o desenvolvimento do sorteio foi analisado por um auditor externo, a Ernst & Young, que tem como missão principal manter o carácter aleatório e o cumprimento das regras do sorteio. A Ernst & Young assegurará igualmente a análise e o controlo das operações do sorteio manual e digital no local.