Fim de semana de emoções fortes para os portugueses a competir lá fora. Bruno Fernandes continua de pontaria afinada em Inglaterra, José Fonte e Raphael Guerreiro participaram nas goleadas do Lille e Dortmund, respetivamente, e José Mourinho atravessa a pior fase da temporada ao leme do Tottenham.

Inglaterra

Bruno Fernandes esteve em destaque no triunfo do Manchester United sobre o Newcastle (3-1), com um golo e uma assistência. O médio português fez o último passe para o galês Daniel James (57 minutos) finalizar, cobrando, depois, mais uma grande penalidade (75) com eficácia, fechando a contagem em Old Trafford.

A equipa orientada por Ole Gunnar Solksjaer prossegue no segundo lugar, em igualdade pontual com o Leicester, a 10 pontos do líder isolado Manchester City, que venceu o Arsenal por 1-0. A vitória em Londres, que teve o contributo de João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva, todos titulares, traduziu-se também na 18.ª seguida em jogos oficiais para os ‘citizens’. Cédric Soares não saiu do banco dos 'gunners'.

Já são 15 golos e 10 assistências: Ninguém participa em mais golos na Premier League do que Bruno Fernandes
Já são 15 golos e 10 assistências: Ninguém participa em mais golos na Premier League do que Bruno Fernandes
Ver artigo

Já o Leicester superiorizou-se no campo do Aston Villa (2-1), com Ricardo Pereira de início, e o Tottenham de José Mourinho saiu derrotado do dérbi londrino com o West Ham (2-1). Os ‘spurs’ vivem a pior fase da temporada, tendo somado a quinta derrota nos derradeiros seis encontros na Premier League, na qual ocupa o nono lugar, com 36 pontos, a sete da ‘zona europeia’.

Um autogolo do guarda-redes Meslier foi decisivo para o Wolverhampton, treinado por Nuno Espírito Santo, vencer na receção ao Leeds United (1-0). Este triunfo permitiu à equipa dos lusos Rui Patrício, Rúben Neves, João Moutinho e Nélson Semedo, todos titulares no Molineux, subir ao 11.º posto, com 33 pontos, e ultrapassar precisamente o Leeds, 12.º, com menos um. Fábio Silva foi opção para Nuno Espírito Santo aos 87 minutos, enquanto Vitinha não saiu do banco de suplentes. Hélder Costa foi lançado na segunda parte por Marcelo Bielsa.

Com André Gomes de início, o Everton venceu o dérbi com o Liverpool (2-0), que continua a afundar-se na Liga inglesa, tendo sido apanhado pelo vizinho no sexto lugar. O campeão inglês, que averbou a quarta derrota consecutiva e sexta nos nove desafios no campeonato que disputou desde o início de 2021, continua em queda livre: agora o seu carrasco foi o Everton, que não conquistava os três pontos nos duelos entre ambos há mais de 10 anos, desde 2010, 23 encontros depois.

Itália

Inter de Milão reforçou a liderança da Liga italiana, ao vencer de forma contundente o segundo classificado e rival AC Milan, por 3-0, em partida da 23.ª jornada. Romelu Lukaku, que tinha assistido Lautaro Martínez para o golo inaugural (acabaria por bisar), fixou o resultado do ‘derby della Madonnina’ aos 66 minutos, anotando o 17.º tento na Serie A e isolando-se na lista dos melhores marcadores da prova, com mais um do que Cristiano Ronaldo (16).

Rafael Leão foi lançado no AC Milan logo depois do terceiro golo do Inter, enquanto Diogo Dalot não saiu do banco de suplentes dos ‘rossoneri’.

O Inter somou o quarto triunfo seguido e consolidou a liderança do campeonato, com 53 pontos, tendo agora mais quatro do que o AC Milan (49), que continua na vice-liderança. Já a Roma, de Paulo Fonseca, desperdiçou uma vantagem numérica de meia-hora e cedeu um empate sem golos na visita ao Benevento, desaproveitando a oportunidade de se aproximar mais ao segundo lugar da

O conjunto romano viu a Atalanta e a Lazio aproximarem-se do seu terceiro lugar, seguro agora por um só ponto – a Juventus (6.º) está a dois, mas tem dois desafios em atraso, um deles nesta segunda-feira – e ficou a cinco pontos do AC Milan, segundo classificado.

Já o Parma, penúltimo classificado, desperdiçou uma vantagem de dois golos e empatou 2-2 na receção à Udinese (13.º), averbando o 14.º encontro consecutivo sem vencer. Bruno Alves foi suplente utilizado na equipa da casa. E Mário Rui alinhou de início pelo Nápoles na derrota frente à Atalanta (4-2).

Espanha

Poucos dias depois de ter empatado (1-1) no reduto do Levante, num jogo em atraso da segunda ronda, o Atlético Madrid averbou, diante do mesmo adversário, a segunda derrota na Liga espanhola (2-0). João Félix foi titular nos 'colchoneros', que viram a outrora confortável ‘almofada’ pontual ficar reduzida a três pontos, face ao triunfo do Real Madrid no campo do Valladolid de Jota (entrou aos 61 minutos). Rúben Vezo alinhou de início pelo Levante.

Quem não aproveitou este 'desaire' foi o Barcelona, que concedeu o golo do empate do Cádiz (1-1) aos 89 minutos, depois de Lionel Messi ter adiantado os catalães de grande penalidade, aos 32. Os 'blaugrana', que vinham de sete vitórias seguidas no campeonato, mantêm-se no terceiro lugar, com 47 pontos.

Na visita do Granada ao campo do Huesca, o tento inaugural foi apontado pelo português Domingos Quina, aos oito minutos, ainda assim, insuficiente para os andaluzes superarem o lanterna-vermelha, já que a resposta, rumo à vitória (3-2), foi tremendamente eficaz, num espaço de 13 minutos. O Granada, que contou ainda com o guarda-redes Rui Silva, de início, e Domingos Duarte, na reta final, segue num confortável nono posto, com 30 pontos.

Numa luta de aflitos, um golo do defesa Dani Calvo, aos 33 minutos, chegou para o Elche bater em casa o Eibar por 1-0, com os anfitriões a passarem a somar 21 pontos e a ‘apanharem’ na 17.ª posição os bascos, que tiveram Rafa Soares na reta final do jogo, enquanto Paulo Oliveira não foi opção.

França

O Lille manteve a liderança isolada da Liga francesa, com uma goleada por 4-1 na 26.ª jornada, na visita ao Lorient. José Fonte, que teve Xeka como companhia no onze inicial, substituído na segunda parte por Renato Sanches, assinou um golaço aos 38 minutos, no que seria o 2-1 favor do Lille.

O líder francês soma agora 58 pontos, mais três do que o Lyon, de Anthony Lopes, que venceu o Brest por 3-2, enquanto o Paris Saint-Germain é terceiro, com 54. Os parisienses foram surpreendidos em casa pelo Mónaco, que venceu por 2-0. Danilo Pereira foi lançado aos 73 minutos.

José Fonte eleito para a Equipa da Semana da Ligue 1
José Fonte eleito para a Equipa da Semana da Ligue 1
Ver artigo

David Costa foi suplente no Lens, que venceu o lanterna-vermelha Dijon, mantendo o quinto lugar, com 40 pontos, mais dois do que um quarteto liderado pelo Metz, que se impôs por 2-1 na visita ao Nice, 16.º, que não pôde contar com o lesionado Rony Lopes.

Pedro Mendes foi suplente no triunfo do Montpellier por 2-1 sobre o Rennes, que igualou o grupo de sextos classificados, com 38 pontos, e que inclui ainda o Marselha (empatou 1-1 com o Nantes). Estrasburgo e Angers, que contou com Pereira Lage a partir dos 85 minutos, empataram 0-0 e estão tranquilos na segunda metade da classificação.

Alemanha

Mesmo privado de André Silva, o Eintracht Frankfurt venceu por 2-1 na receção ao líder Bayern Munique e arrecadou o quinto triunfo seguido na Bundesliga, em jogo da 22.ª jornada. Na ausência por lesão do avançado português, segundo melhor marcador da prova, com 18 golos, o ataque do Eintracht ficou entregue ao ex-benfiquista Luka Jovic, mas seriam Daichi Kamada e Amin Younès a brilhar diante do octocampeão germânico.

O conjunto de Frankfurt continua em franca recuperação e confirmou estar a viver a melhor fase da temporada, ao somar o quinto triunfo seguido na prova, que o deixa em quarto lugar, com 42 pontos, em igualdade com o Wolfsburgo, terceiro. Já o Bayern Munique segue isolado na liderança, com 49 pontos, apesar de ter visto o Leipzig reduzir a distância (47), depois de vencer o Hertha por 3-0.

Raphaël Guerreiro assinou um dos golos do Borussia Dortmund na goleada sobre o último classificado Schalke, por 4-0. Em Gelsenkirchen, o lateral português anotou o terceiro tento do Dortmund, aos 60 minutos, já depois de Jadon Sancho ter inaugurado o marcador, aos 42 minutos, e assistido Erling Haaland para uma finalização acrobática, aos 45.

Com o triunfo no ‘Revierderby’, o Borussia Dortmund mantém-se no sexto lugar, com 36 pontos, menos um do que o Bayer Leverkusen (5.º). Um golo do central Tapsoba, ex-jogador do Vitória de Guimarães, aos 90+3 minutos impediu que os 'farmacêuticos' perdessem no reduto do Augsburgo (1-1).