Fim de semana de altos e baixos para os portugueses a competir lá fora. O grande destaque, claro está, vai para Cristiano Ronaldo, que silenciou os críticos com um hat-trick na Sardenha e celebrou o estatuto de melhor marcador da história.
Inglaterra
No fim de semana, o Tottenham de José Mourinho consentiu uma reviravolta no terreno do Arsenal (Cédric foi titular) e perdeu por 2-1 o dérbi londrino da 28.ª jornada da Premier League. Esta foi apenas a segunda derrota de José Mourinho em 19 jogos diante dos 'gunners' para a liga inglesa, depois do desaire averbado em 2017, ao comando do Manchester United.
O Tottenham mantém-se no sétimo lugar, com 45 pontos, mais quatro do que o Arsenal, que é 10.º.
Já o Manchester City venceu sem dificuldade em casa do Fulham (3-0), com João Cancelo a assistir John Stones para o primeiro dos 'citizens'. Rúben Dias (saiu aos 75 minutos) e Bernardo Silva (até aos 67) também foram titulares no City, enquanto os londrinos contaram com Ivan Cavaleiro até aos 80 minutos.
A formação de Pep Guardiola soma agora 71 pontos, 14 acima do segundo classificado, o rival Manchester United, que venceu o West Ham com um autogolo de Craig Dawson, na sequência de um canto apontado por Bruno Fernandes.
O Leicester, que contou com Ricardo Pereira no onze, goleou por 5-0 o lanterna-vermelha Sheffield United, e segue no terceiro posto da tabela. E o Everton, com André Gomes a titular, foi surpreendido em casa pelo Burnley (1-2). João Virgínia fez a estreia na Liga inglesa ao substituir o lesionado Jordan Pickford.
A jornada termina esta segunda-feira, com a receção do Wolverhampton de Nuno Espírito Santo ao Liverpool.
Itália
Como não poderia deixar de ser, o grande destaque da 27.ª jornada da Serie A vai para o hat-trick de Cristiano Ronaldo frente ao Cagliari.
Na ‘ressaca’ da eliminação da Liga dos Campeões às mãos do FC Porto, o avançado luso respondeu com três golos em 33 minutos: marcou de cabeça, na resposta a um canto do colombiano Cuadrado, aos 10 minutos, antes de um penálti aos 25, concretizado com o pé direito, e um remate colocado, com o pé esquerdo, aos 33.
O 57.º 'hat-trick' da carreira de Ronaldo, o terceiro em Itália, permitiu ainda ao futebolista chegar aos 30 golos, em 33 jogos em todas as competições de clubes, durante 2020/21. O português esperou, até este domingo, para assinalar o recorde de golos marcados ao longo da sua história, ultrapassando Pelé.
Quanto à tabela da Serie A, a formação de Turim aproximou-se do AC Milan, que foi derrotado em casa pelo Nápoles (1-0), estando agora a um ponto dos 'rossoneri', quando tem menos um jogo.
Um golo de Politano, aos 49 minutos, decidiu um duelo em que os milaneses, com Diogo Dalot totalista e Rafael Leão em campo até aos 79, foram incapazes de se impor, primeiro, e ‘virar’ o resultado, depois. O AC Milan está agora a nove pontos do líder Inter Milão, que venceu por 2-1 no reduto do Torino.
Já o Parma, que teve Bruno Alves entre os suplentes, venceu a Roma de Paulo Fonseca por 2-0 e impediu os romanos de recuperarem o quarto lugar, agora perdido para a Atalanta. Os ‘giallorossi’, que vinham de três triunfos consecutivos para todas as competições, estão agora no sexto posto.
A Sampdoria, sem Adrien Silva, saiu derrotada de Bolonha (3-1), num duelo entre equipas tranquilas na tabela.
Espanha
O líder Atlético Madrid cedeu um nulo (0-0) na visita ao Getafe, em jogo da 27.ª jornada da Liga espanhola, permitindo a aproximação do Real Madrid. João Félix começou a partida no banco de suplentes dos ‘colchoneros’, mas foi lançado ao intervalo e viu ser-lhe anulado um golo à passagem da hora de jogo, uma vez que a bola tinha saído pela linha final quando Marcos Llorente efetuou o cruzamento para o português.
A equipa de Diego Simeone mantém-se isolada no topo, com 63 pontos, mas pode ver a distância para o Barcelona encurtada para quatro pontos, caso os catalães vençam o Huesca esta segunda-feira. Já o Real Madrid (57) subiu, provisoriamente, ao segundo posto, graças à reviravolta sobre o Elche (2-1), com o ‘carimbo’ de Karim Benzema.
Já o Sevilha consolidou o quarto lugar da tabela ao vencer por 1-0 o dérbi sevilhano com o Bétis, que contou com William Carvalho nos últimos 10 minutos. Com Rui Silva, Domingos Duarte e Domingos Quina no onze, o Granada bateu a Real Sociedad graças a um tento solitário de Germán Sánchez, aos 51 minutos, e subiu ao oitavo lugar, com 36 pontos.
O Villarreal encerrou uma série de nove jogos sem vencer na La Liga e bateu por 3-1 o Eibar, formação que ocupa o penúltimo posto e que utilizou os portugueses Paulo Oliveira, Kévin Rodrigues e Rafa Soares.
França
O Lille saiu com um empate sem golos da visita ao Mónaco, numa partida da 29.ª jornada da Liga francesa, mas conseguiu conservar a liderança face à derrota do PSG na receção ao Nantes.
No lado dos ‘dogues’, os portugueses José Fonte e Renato Sanches jogaram de início, e Xeka esteve em campo a partir do minuto 69, enquanto Tiago Djaló não foi opção para o treinador Christophe Galtier. Já os monegascos, que viram um golo anulado pelo vídeoárbitro (VAR) a Ben Yedder por fora de jogo, não contaram com os lusos Gelson Martins e Florentino Luís, e mantêm o quarto lugar europeu, com 56 pontos.
O Lille tem agora 63 pontos, mais três do que o PSG, que foi derrotado na receção ao ‘aflito’ Nantes (1-2), com Danilo Pereira entre os titulares. O resultado do jogo caiu para o segundo plano já que a noite dos parisienses ficou marcada por dois casos extra-futebol que mexeram muito com os jogadores no segundo tempo.
Em terceiro, com os mesmos 60 pontos do PSG, está o Lyon de Anthony Lopes, que conseguiu 'arrancar' um empate 1-1 em Reims na compensação. Na luta pela Europa, o Lens não conseguiu defender o quinto lugar, que partilha agora com o Marselha, com 45 pontos, depois de ter empatado a dois golos na receção ao Metz, que segue logo atrás, em sétimo, com menos três. O jovem médio David da Costa não saiu do banco dos locais.
A precisar de pontos para sair do 18.º lugar, o Nimes não foi além de uma igualdade a um golo em casa com o Montpellier, que teve o português Pedro Mendes entre os suplentes. O mesmo resultado aconteceu no duelo que não contou com Tiago Ilori no Lorient, nem com Rony Lopes no Nice.
Alemanha
O Leipzig atrasou-se na perseguição ao líder Bayern Munique, ao ceder um empate 1-1 na receção ao Eintracht Frankfurt, em jogo da 25.ª jornada da Liga alemã. André Silva, terceiro melhor marcador da Bundesliga (19 golos), ficou em branco pelo segundo jogo seguido, mas ainda assistiu Daichi Kamada para o empate do Eintracht.
Apesar da igualdade, o Leipzig, que vinha de seis vitórias na competição, mantém-se no segundo posto, com 54 pontos, mas está agora a quatro do líder Bayern, que no sábado venceu por 3-1 no reduto do Werder Bremen.
Comentários