Mais um fim de semana de muito futebol e com muitos portugueses a marcarem presença pelas cinco principais ligas europeias.
O fim de semana foi de título para o Manchester City, de adeus ao título para CR7 em Itália e de reviravolta do Lille de Fonte, Sanches e Xeka na luta pelo título em França.
Recorde o fim de semana dos portugueses lá fora.
Inglaterra
O fim de semana foi de título para três portugueses em Inglaterra, com a conquista da quarta Taça da Liga Inglesa consecutiva pelo Manchester City, de Rúben Dias, Bernardo Silva e João Cancelo.
Contra o Tottenham, já sem José Mourinho, os 'citizens' levaram a melhor no Estádio de Wembley graças a um golo de Laporte aos 82 minutos. Rúben Dias e Cancelo foram titulares na partida, enquanto Bernardo Silva entrou nos instantes finais do jogo que deu a oitava Taça da Liga Inglesa ao Manchester City e o sétimo título de Guardiola ao comando dos ingleses.
Já na Premier League, o Liverpool, com Diogo Jota a títular, voltou a encostar, ao empatar em casa a uma bola com o Newcastle United. Salah inaugurou o marcador para os 'reds' aos três minutos, mas os 'magpies' acabaram por alcançar o empate no último suspiro da partida, aos 90+5'.
A armada portuguesa do Wolverhampton voltou a perder na Premier League, ao ser derrotado, em casa, pelo Burnley, por 4-0, com um hat-trick de Chris Wood ainda no primeiro tempo.
Ashley Westwood fechou as contas aos 85 minutos, num jogo em que Rui Patrício, Nélson Semedo, Rúben Neves e Daniel Podence foram titulares e que contou ainda com a entrada, no segundo tempo, de Fábio Silva e Vítor Ferreira.
Também Bruno Fernandes não terminou a jornada com um sorriso, depois do Manchester United não ter conseguido ir além de um empate a zero com o Leeds United, em Elland Road.
Já o Arsenal, com Cédric Soares a não sair do banco, perdeu na receção ao Everton, que teve André Gomes no onze, por 1-0 graças a um erro de Bernd Leno, guardião dos gunners.
Espanha
Na La Liga, o Atlético de Madrid ficou com a liderança em risco, depois de perder por 2-1 frente ao Athletic Bilbao, num encontro em que João Félix voltou a marcar presença, tendo entrado aos 59 minutos de jogo.
O Barcelona, com menos um jogo, está a dois pontos dos 'colchoneros', depois de vencer na visita a Villarreal por 2-1, numa partida em que Francisco Trincão não saiu do banco.
Já o Real Madrid, perdeu a oportunidade de igualar o rival de Madrid, ao empatar a zeros frente ao Bétis, que contou com William Carvalho nos instantes finais da partida.
Também o Valência de Gonçalo Guedes registou um empate a uma bola na receção ao Alavés, somando a quinta partida consecutiva sem vencer na La Liga.
O Granada, com Rui Silva na baliza, perdeu frente ao Sevilha por 2-1, no encontro que garantiu a presença dos andaluzes na Liga dos Campeões na próxima época. A partida ficou ainda marcada pelo facto do árbitro ter apitado para o final da partida antes do tempo, obrigando mais tarde a que os jogadores, muitos já sem camisolas, regressassem para jogar o minuto final do jogo.
O Levante, que contou com Rúben Vezo, perdeu 1-0 no duelo com o Elche, enquanto o Valladolid, com Jota a ficar no banco, empatou a uma bola com o Cádiz.
Itália
Na Série A, a Juventus de Cristiano Ronaldo disse adeus à renovação do título de campeão italiano, depois de empatar a uma bola no reduto da Fiorentina.
Na mesma jornada, o Inter de Milão colocou-se a duas vitórias do 'scudetto', depois de bater o Verona por 1-0.
A jornada também não sorriu a Paulo Fonseca, que viu a Roma ser derrotada em casa do Cagliari por 3-2 e a dizer adeus ao 'Top 4' da Liga Italiana. Foi o terceiro jogo consecutivo dos romanos sem vencer, tendo somado apenas uma vitória nos últimos sete jogos na Serie A.
Na quinta-feira, o Napoles, com Mário Rui no banco, goleou a Lazio por 5-2, defendendo o quinto lugar na competição.
França
O Lille manteve a liderança da Ligue 1, depois de uma reviravolta épica frente ao Lyon, de Anthony Lopes.
A equipa de José Fonte, Renato Sanches (titulares) e Xeka (entrou aos 73') esteve a perder por 2-0, mas conseguiu dar a volta ao resultado e vencer por 2-3, num resultado que recuperou a liderança da Liga ao Paris Saint-Germain.
Os parisienses foram líderes à condição depois de vencerem o Metz por 3-1, com um 'bis' de Mbappe e um golo de Centonze, num jogo em que Danilo Pereira não saiu do banco.
Já o Mónaco, que não pode contar com Gelson Martins que está infetado com COVID-19, bateu o Angers por 1-0 e mantêm-se na perseguição a PSG (a um ponto) e Lille (a dois).
Alemanha
André Silva voltou a fazer o gosto ao pé na Bundesliga, mas não foi suficiente para evitar a derrota do seu Eintracht Frankfurt na visita ao Bayer Leverkusen. A equipa do português perdeu por 3-1, com o avançado a apontar o único golo da sua equipa em cima do minuto 90.
O Borussia Dortmund, com Raphael Guerreiro a titular, bateu o Wolfsburgo por 2-0, com um 'bis' de Haaland, na jornada em que o Bayern de Munique adiou a festa do título, ao perder frente ao Mainz, numa partida em que Tiago Dantas não saiu do banco.
Comentários