Mais um fim de semana de muito futebol e com muitos portugueses a marcarem presença pelas cinco principais ligas europeias.

O fim de semana foi de título para o Manchester City, de adeus ao título para CR7 em Itália e de reviravolta do Lille de Fonte, Sanches e Xeka na luta pelo título em França.

Recorde o fim de semana dos portugueses lá fora.

Inglaterra

O fim de semana foi de título para três portugueses em Inglaterra, com a conquista da quarta Taça da Liga Inglesa consecutiva pelo Manchester City, de Rúben Dias, Bernardo Silva e João Cancelo.

Manchester City vence Tottenham e conquista Taça da Liga inglesa
Manchester City vence Tottenham e conquista Taça da Liga inglesa
Ver artigo

Contra o Tottenham, já sem José Mourinho, os 'citizens' levaram a melhor no Estádio de Wembley graças a um golo de Laporte aos 82 minutos. Rúben Dias e Cancelo foram titulares na partida, enquanto Bernardo Silva entrou nos instantes finais do jogo que deu a oitava Taça da Liga Inglesa ao Manchester City e o sétimo título de Guardiola ao comando dos ingleses.

Já na Premier League, o Liverpool, com Diogo Jota a títular, voltou a encostar, ao empatar em casa a uma bola com o Newcastle United. Salah inaugurou o marcador para os 'reds' aos três minutos, mas os 'magpies' acabaram por alcançar o empate no último suspiro da partida, aos 90+5'.

A armada portuguesa do Wolverhampton voltou a perder na Premier League, ao ser derrotado, em casa, pelo Burnley, por 4-0, com um hat-trick de Chris Wood ainda no primeiro tempo.

Ashley Westwood fechou as contas aos 85 minutos, num jogo em que Rui Patrício, Nélson Semedo, Rúben Neves e Daniel Podence foram titulares e que contou ainda com a entrada, no segundo tempo, de Fábio Silva e Vítor Ferreira.

Também Bruno Fernandes não terminou a jornada com um sorriso, depois do Manchester United não ter conseguido ir além de um empate a zero com o Leeds United, em Elland Road.

Já o Arsenal, com Cédric Soares a não sair do banco, perdeu na receção ao Everton, que teve André Gomes no onze, por 1-0 graças a um erro de Bernd Leno, guardião dos gunners.

Espanha

Na La Liga, o Atlético de Madrid ficou com a liderança em risco, depois de perder por 2-1 frente ao Athletic Bilbao, num encontro em que João Félix voltou a marcar presença, tendo entrado aos 59 minutos de jogo.

Atlético Madrid perde em Bilbau e vê rivais mais perto
Atlético Madrid perde em Bilbau e vê rivais mais perto
Ver artigo

O Barcelona, com menos um jogo, está a dois pontos dos 'colchoneros', depois de vencer na visita a Villarreal por 2-1, numa partida em que Francisco Trincão não saiu do banco.

Já o Real Madrid, perdeu a oportunidade de igualar o rival de Madrid, ao empatar a zeros frente ao Bétis, que contou com William Carvalho nos instantes finais da partida.

Também o Valência de Gonçalo Guedes registou um empate a uma bola na receção ao Alavés, somando a quinta partida consecutiva sem vencer na La Liga.

O Granada, com Rui Silva na baliza, perdeu frente ao Sevilha por 2-1, no encontro que garantiu a presença dos andaluzes na Liga dos Campeões na próxima época. A partida ficou ainda marcada pelo facto do árbitro ter apitado para o final da partida antes do tempo, obrigando mais tarde a que os jogadores, muitos já sem camisolas, regressassem para jogar o minuto final do jogo.

O Levante, que contou com Rúben Vezo, perdeu 1-0 no duelo com o Elche, enquanto o Valladolid, com Jota a ficar no banco, empatou a uma bola com o Cádiz.

Itália

Na Série A, a Juventus de Cristiano Ronaldo disse adeus à renovação do título de campeão italiano, depois de empatar a uma bola no reduto da Fiorentina.

Na mesma jornada, o Inter de Milão colocou-se a duas vitórias do 'scudetto', depois de bater o Verona por 1-0.

A jornada também não sorriu a Paulo Fonseca, que viu a Roma ser derrotada em casa do Cagliari por 3-2 e a dizer adeus ao 'Top 4' da Liga Italiana. Foi o terceiro jogo consecutivo dos romanos sem vencer, tendo somado apenas uma vitória nos últimos sete jogos na Serie A.

Na quinta-feira, o Napoles, com Mário Rui no banco, goleou a Lazio por 5-2, defendendo o quinto lugar na competição.

França

O Lille manteve a liderança da Ligue 1, depois de uma reviravolta épica frente ao Lyon, de Anthony Lopes.

Lille retoma liderança da Liga francesa após reviravolta em Lyon
Lille retoma liderança da Liga francesa após reviravolta em Lyon
Ver artigo

A equipa de José Fonte, Renato Sanches (titulares) e Xeka (entrou aos 73') esteve a perder por 2-0, mas conseguiu dar a volta ao resultado e vencer por 2-3, num resultado que recuperou a liderança da Liga ao Paris Saint-Germain.

Os parisienses foram líderes à condição depois de vencerem o Metz por 3-1, com um 'bis' de Mbappe e um golo de Centonze, num jogo em que Danilo Pereira não saiu do banco.

Já o Mónaco, que não pode contar com Gelson Martins que está infetado com COVID-19, bateu o Angers por 1-0 e mantêm-se na perseguição a PSG (a um ponto) e Lille (a dois).

Alemanha

André Silva voltou a fazer o gosto ao pé na Bundesliga, mas não foi suficiente para evitar a derrota do seu Eintracht Frankfurt na visita ao Bayer Leverkusen. A equipa do português perdeu por 3-1, com o avançado a apontar o único golo da sua equipa em cima do minuto 90.

O Borussia Dortmund, com Raphael Guerreiro a titular, bateu o Wolfsburgo por 2-0, com um 'bis' de Haaland, na jornada em que o Bayern de Munique adiou a festa do título, ao perder frente ao Mainz, numa partida em que Tiago Dantas não saiu do banco.