Na Premier League, Ricardo Pereira brilhou com a camisola do Leicester, um sentimento contrastante com o que se passou em Old Trafford e o Manchester United de Cristiano Ronaldo, Diogo Dalot e Bruno Fernandes.
Na Bundesliga, Raphael Guerreiro foi o herói no jogo do Borussia Dortmund e o reforço Tiago Tomás mostrou a sua qualidade ao serviço do Estugarda, que apesar de tudo foi derrotado.
Em La Liga, William Carvalho foi o luso mais feliz na vitória do Bétis. Gonçalo Guedes marcou para o Valência, mas não foi suficiente para evitar a derrota perante o Alavés.
Na Serie A, desilusão do trio luso (Mourinho, Patricio e Oliveira) na visita da Roma ao Sassuolo.
Na Ligue 1, um golo do médio português Xeka deu o triunfo ao Lille, que contou ainda com José Fonte e Tiago Djaló.
Saiba tudo o que se passou na Europa - e não só - este fim de semana para estar a par da participação lusa fora de portas.
Espanha
Com quatro pontos de vantagem sobre Atlético de Madrid e Barcelona, o Betis consolidou o terceiro lugar, beneficiando de um golo e uma assistência do português William Carvalho para bater o lanterna-vermelha Levante, por 4-2.
William Carvalho estreou-se a marcar do campeonato espanhol, mas ‘faturou’ pelo segundo jogo seguido, uma vez que na quarta-feira tinha concretizado um dos tentos do triunfo sobre o Rayo Vallecano, por 2-1, para a Taça do Rei.
O Levante reduziu no fim da primeira parte e no início da segunda, por intermédio de Dani Gómez, que bateu o guarda-redes português Rui Silva aos 43 e 47 minutos, antes de Fekir também ‘bisar’, aos 49, num jogo em que os anfitriões terminaram com 10 jogadores, devido à expulsão de Roberto Soldado, aos 74.
A Real Sociedad, sexta classificada, manteve-se firme na corrida pelos lugares de acesso às competições europeias, ao vencer por 2-0 na receção ao Granada, 16.º classificado, pelo qual os portugueses Luís Maximiano (guarda-redes) e Domingos Duarte (defesa) foram totalistas.
Outro português que esteve em destaque no campeonato espanhol foi o avançado Gonçalo Guedes, autor de um golo insuficiente para o Valência evitar a derrota no estádio do Alavés, que teve no médio senegalês Loum, emprestado pelo FC Porto, um dos ‘artilheiros’ do triunfo por 2-1.
Tal como Gonçalo Guedes, que marcou o nono golo esta época na prova, também o defesa português Thierry Correia foi titular na equipa visitante, que ocupa o 12.º posto, acabando por ser substituído pouco depois do segundo golo do Alavés, 18.º e antepenúltimo colocado.
Um golo tardio de Mario Hermoso, após assistência do português João Félix, permitiu a uma equipa do Atlético de Madrid reduzida a 10 futebolistas vencer por 4-3 na receção ao Getafe.
Itália
Um erro do guarda-redes Rui Patrício abriu caminho a um empate a dois golos da Roma, treinada pelo português José Mourinho, na visita ao Sassuolo. Rui Patrício e Sérgio Oliveira foram titulares na baliza romana.
Um golo madrugador do avançado internacional português Rafael Leão permitiu ao AC Milan bater em casa a Sampdoria por 1-0 e ascender à liderança do campeonato.
O Verona goleou por 4-0 na receção à Udinese, pela qual o avançado português Beto foi suplente utilizado. Já o Veneza, de Nani, venceu em casa do Torino e saiu da zona de despromoção
Alemanha
O Borussia Dortmund triunfou no reduto do Union Berlim, por 3-0, com um golo do português Raphaël Guerreiro e outros dois de Marco Reus, e aproximou-se do líder da Liga alemã de futebol, o Bayern Munique.
Na capital alemã, o avançado internacional pela 'mannschaft', num espaço de sete minutos, aos 18 e 25, apontou os dois golos dos visitantes, que possibilitaram ao conjunto orientado por Marco Rose gerir o desafio da 22ª jornada.
Na receção ao Bielefeld, que contou com o defesa luso Guilherme Ramos na segunda parte, Benjamin Hubner (22) e Georginio Rutter (51) anotaram os tentos do Hoffenheim.
Dois golos do avançado português Tiago Tomás, emprestado pelo Sporting, foram insuficientes para impedir a derrota por 4-2 do Estugarda no estádio do Bayer Leverkusen, que consolidou o terceiro lugar da Liga alemã.
Com o internacional português Gonçalo Paciência em campo a partir do minuto 70, o Eintracht Frankfurt (10.º, com 31) perdeu por 2-0 na receção ao Wolfsburgo (12.º, com 27), que marcou por Max Kruse (28) e Dodi Lukebakio (90+3).
A jornada começou com a vitória por 3-1 do Leipzig, com André Silva a titular, ao Colónia.
Inglaterra
O defesa português Ricardo Pereira marcou um dos golos Leicester no empate frente ao West Ham (2-2), que se isolou no quarto lugar na Liga inglesa.
O Liverpool alcançou um triunfo tangencial diante do Burnley (1-0), lanterna-vermelha da Liga inglesa, e o Wolverhampton, comandado pelo português Bruno Lage, impôs-se ao Tottenham (2-0), que somou o terceiro desaire seguido.
No Turf Moor, o português Diogo Jota foi lançado pelo técnico Jürgen Klopp no decorrer da segunda parte, quando o resultado já estava fixado, depois de o médio brasileiro Fabinho ter anotado o único tento da partida da 25.ª jornada, aos 40 minutos do primeiro tempo.
Nos ’wolves’, alinharam de início os portugueses José Sá, Nélson Semedo, Rúben Neves, Daniel Podence, enquanto Fábio Silva e Francisco Trincão foram aposta de Bruno Lage no decorrer da segunda parte. Já Toti Gomes e Chiquinho não saíram do ‘banco’.
O Manchester City goleou em Norwich (4-0), graças a um ‘hat-trick’ de Sterling, e mantém-se na liderança, antes de defrontar o Sporting nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Em Carrow Road, o técnico espanhol Pep Guardiola apresentou um ‘onze’ sem alguns dos habituais titulares, caso do português João Cancelo, do belga Kevin De Bruyne e dos espanhóis Rodri e Laporte, mas manteve Rúben Dias e Bernardo Silva entre as principais escolhas.
O Everton voltou a conseguir vencer na Premier sete jogos depois, na receção ao Leeds United (3-0), que não foi capaz de parar o ímpeto ofensivo dos ‘toffees’. O internacional português André Gomes não saiu do banco de suplentes do conjunto de Liverpool, que é 16.º, com 22 pontos, apenas menos um do que o adversário de hoje.
Com os internacionais portugueses Diogo Dalot, Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo de início, o Manchester United empatou a um golo com o Southampton, um desfecho que pode deixar os ‘red devils’ distantes dos lugares de acesso à Liga dos Campeões.
Já na II Liga inglesa, um golo apontado pelo avançado Aleksandar Mitrovic foi suficiente para o líder Fulham, treinado pelo português Marco Silva, ultrapassar o Hull City (1-0), num desafio da 32.ª ronda.
França
O Lyon, com o guarda-redes português Anthony Lopes no ‘onze’, venceu na receção ao Nice, por 2-0, na 24ª jornada da Liga francesa.
O Lille, detentor do título, foi a Montpellier vencer por 1-0, graças a um golo do médio português Xeka, aos 77 minutos, ao surgir no sítio certo para aproveitar um ressalto da bola e colocá-la no canto superior direito da baliza.
Além de Xeka, também entraram no ‘onze’ inicial do Lille, que segue em oitavo lugar, com 35 pontos, os compatriotas José Fonte, que capitaneou a equipa, a jogar no eixo da defesa, e Tiago Djaló, que foi lateral esquerdo.
O PSG, com Nuno Mende a entrar aos 84 minutos, venceu o Rennes por 1-0 com golo de Mbappé.
Resto da Europa
Na Grécia, o Olympiacos, orientado pelo treinador português Pedro Martins, venceu na receção ao AEK Atenas, por 1-0, consolidando a liderança do campeonato. O médio português João Carvalho foi lançado no jogo por Pedro Martins aos 80 minutos, a render Andreas Bouchalakis, enquanto do lado do AEK o compatriota André Simões, ex-Moreirense, alinhou durante os 90 minutos.
Na Turquia, o médio internacional português Pizzi marcou o primeiro golo na vitória por 2-0 do Basaksehir sobre o Gaziantep, na estreia pela equipa turca, em encontro da 25.ª jornada do campeonato. Pizzi, emprestado esta semana pelo Benfica até ao final da temporada, inaugurou o marcador, aos 34 minutos, para ser substituído na segunda parte, aos 77.
Resto do Mundo
O Chelsea conquistou pela primeira vez o Mundial de clubes de futebol, ao vencer o Palmeiras, do treinador português Abel Ferreira, por 2-1, após prolongamento, na final da edição de 2021, em Abu Dhabi.
O Al Taawon, treinado pelo português José Gomes, venceu por 3-0 no estádio do Al Raed, orientado pelo compatriota João Pedro Sousa, em jogo da 20.ª jornada da Liga de futebol da Arábia Saudita.
Comentários