O Shakhtar Donetsk rescindiu com Oleksandr Rosputko, jogador que fugiu para a Rússia após um jogo da Youth League. O jovem aproveitou a deslocação da equipa de sub-19 à Bélgica para disputar a 2.ª jornada da Champions jovem da UEFA para viajar para a Rússia, sem consentimento do emblema ucraniano.

"Devido ao não regresso à equipa e à recusa efetiva em cumprir as suas obrigações contratuais, o Shakhtar FC rescindiu o contrato com o jogador Oleksandr Rosputko", escreveu o clube de Donetsk, em comunicado.

O pai de Rosputko confirmou que o jovem jogador está na Rússia, mas negou que tenha pedido asilo.

"De momento, não posso dizer porque é que Sashko [diminutivo de Oleksandr] fugiu do Shakhtar", contou o pai do jovem explicando que o filho "estará mais seguro na Rússia".

Oleksandr Rosputko, jogador de 19 anos, desapareceu o dia 04 de outubro, logo após ter disputado o encontro da UEFA Youth League contra o Antuérpia, na Bélgica.

Após a vitória dos ucranianos por 2-1, Rosputko foi visto pela última vez a fazer o check-in no aeroporto local, onde tinha um voo agendado para a capital da Polónia, Varsóvia. Segundo o portal ucraniano Sport, os colegas viram o defesa-central a entregar as malas no balcão da companhia aérea.

Oleksandr Rosputko terá viajado para Istambul, com a ajuda da Federação Russa de Futebol, e posteriormente fugido para a Rússia, país que sempre apoiou desde o início da guerra.