O Atlético de Madrid goleou hoje o Cádiz (5-1) e destronou o Real Madrid do segundo lugar da Liga espanhola de futebol, numa 33.ª jornada em que o Celta de Vigo, de Carlos Carvalhal, perdeu em Getafe (1-0).

Com 15 pontos em disputa, o FC Barcelona comanda com 82 pontos, mais 13 do que o Atlético de Madrid, com 69, enquanto o Real Madrid tem 68 e a Real Sociedad, quarta, também em posição de acesso à Liga dos Campeões da próxima época, tem 61.

Frente ao ‘aflito’ Cádiz, somente um ponto acima da linha de água, os ‘colchoneros’ impuseram-se com tentos do francês Griezmann, aos dois e 27 minutos, do espanhol Morata, aos 49, do belga Yannick Carrasco, aos 57, de penálti, e do defesa argentino Nahuel Molina, aos 73, enquanto Lozano reduziu para os visitantes, aos 72.

A formação comandada por Diego Simeone aproveitou da melhor forma a derrota dos ‘merengues’ na terça-feira, no reduto dos bascos, para subir à vice-liderança.

O Celta de Vigo continua a perder ‘gás’ e desta vez cedeu, por 1-0, frente ao Getafe, que nos últimos seis jogos tinha quatro derrotas e dois empates, ficando agora os anfitriões com os mesmos 34 pontos do Valência, em posição de salvação.

O único tento da partida surgiu logo aos três minutos, num penálti convertido pelo turco Enes Unal. O avançado português Gonçalo Paciência ainda foi lançado por Carvalhal aos 76 minutos, porém, volvidos dois minutos, o seu companheiro de equipa ganês Joseph Aidoo foi expulso e a missão dos galegos de resgatar pontos gorou-se.

O Celta é 13.º em La Liga, com 39 pontos, uma margem de cinco para a zona de despromoção.

Thierry Correia e André Almeida foram titulares no intranquilo Valência, que não foi além de um empate caseiro 1-1 com o Villarreal, atrasando o ‘submarino amarelo’ na luta pelos lugares de ‘Champions’.

O senegalês Nicolas Jackson, aos 62, marcou para os forasteiros, com o empate a surgir aos 72, pelo brasileiro Samuel Lino, ex-Gil Vicente.

O Valência segue logo acima da zona de despromoção, com 34 pontos, enquanto o Villarreal é quinto, com 54, a sete do quarto posto e com cinco de vantagem para o Betis, que tem um desafio a menos.