O Atlético de Madrid anunciou esta sexta feira que baniu permanentemente nove dos seus adeptos de assistir aos jogos no Wanda Metropolitano, após os incidentes de violência e comportamento racista ocorridos durante o dérbi com o Real Madrid

A 29 de setembro, no estádio Metropolitano do Atlético, o jogo entre os dois rivais foi interrompido pela equipa de arbitragem, depois de alguns adeptos terem lançado objetos para o relvado.

Para além do jogo para o campeonato, o Atlético também foi multado pela UEFA após alguns dos seus adeptos terem demonstrado, segundo o organismo, "comportamento racista e discriminatório" durante o jogo da Liga dos Campeões contra o Benfica a 2 de outubro.

"O nosso departamento de segurança trabalhou para identificar aqueles envolvidos nesses eventos, consultando todos os materiais audiovisuais à sua disposição e em colaboração com a polícia. Este processo foi concluído com a expulsão permanente de nove adeptos por ações consideradas muito graves segundo o protocolo interno do clube...", disse o Atlético em um comunicado. "

"Reiteramos mais uma vez a nossa forte condenação de qualquer tipo de violência e também o nosso compromisso de lutar contra este tipo de atitude que não tem lugar no futebol e não representa o sentimento geral dos nossos adeptos e mancha a imagem do Atlético de Madrid", acrescentaram os madrilenos.

Após os incidentes durante o embate contra o Real Madrid, o Atlético foi punido com o encerramento parcial do estádio por três jogos, por parte da Real Federação Espanhola de Futebol, embora a pena tenha sido reduzida para um jogo após recurso.

Em outubro, a polícia espanhola afirmou ter prendido quatro homens suspeitos de incitar uma campanha de ódio online contra o astro do Real Madrid Vinicius Junior antes do jogo. A campanha nas redes sociais viral incentivou os adeptos do Atlético a chegarem ao estádio com máscaras para dificultar a identificação enquanto proferiam "insultos degradantes e discriminatórios com conotações racistas", avançaram as autoridades.

O Atlético de Madrid anunciou entretanto que a proibição de levar para o estádio qualquer artigo que impeça a identificação de uma pessoa.