Os adeptos ingleses não vão poder ver, em direto, a estreia de Jude Bellingham em clássicos em Espanha. O craque da seleção inglesa deverá ser titular no onze do Real Madrid frente ao Barcelona no El Clásico, marcado para sábado, às 15h15, hora britânica.

Tudo por causa de uma lei antiga, de 1960, que proíbe a transmissão de jogos em direto na televisão no Reino Unido, entre as 14h45 e as 17h15. A lei, diga-se, foi criada para promover a presença de adeptos nos estádios de futebol em Inglaterra, desde o primeiro escalão até ao futebol jovem. E assim vai continuar até 2029.

A Liga Espanhola está desapontada por o seu jogo de cartaz não passar em direto no Reino Unido.

"É dececionante que os adeptos britânicos não possam desfrutar do El Clásico devido ao bloqueio televisivo autoimposto pelo Reino Unido aos sábados. Embora apoiemos plenamente as medidas destinadas a promover a assistência ao futebol a todos os níveis, consideramos que o bloqueio se deve limitar à transmissão do futebol nacional e não às competições estrangeiras, que não estão sujeitas a esta regulamentação. Esperamos poder trabalhar com a indústria e as autoridades locais nos próximos meses", contestou Keegan Pierce, diretor-deral da LaLiga para o Reino Unido e a Irlanda.

Esta lei impediu, por exemplo, que o jogo que marcou o regresso de Cristiano Ronaldo ao Manchester United não fosse visto em direto no Reino Unido.

Ainda na semana passada os adeptos britânicos que não puderam deslocar-se ao Ethiad, não conseguirem ver, em direto, o Manchester City vs Brighton, da Premier League, porque o jogo começou às 15h00.