![Dérbi Madrileño deu empate e Real segura liderança em Espanha](/assets/img/blank.png)
Terminou empatado o Dérbi Madrileño deste sábado no Santiago Bernabéu, com o Real Madrid a manter assim um ponto de vantagem sobre o rival e vizinho Atlético de Madrid no topo da tabela classificativa. Quem pode aproveitar é o Barcelona.
Num encontro em que a liderança estava em jogo, com o Atlético a saltar para o primeiro lugar em caso de vitória no recinto do Real, a equipa de Diego Simeone marcou primeiro e foi para o intervalo a vencer.
Aurélien Tchouaméni fez falta sobre Samuel Lino dentro da grande área merengue e, na transformação do consequente castigo máximo, Julián Alvarez abriu o marcador.
Só que, a abrir a segunda parte, o Real empatou, por intermédio de Kylian Mbappé. Grande jogada de Rodrygo pela direita, cruzamento rasteiro, remate interceptado de Bellingham e, na recarga, o avançado francês atirou a contar. Foi o 23.º golo de Mbappé na temporada, no conjunto de todas as competições, o 16.º na La Liga 24/25.
A partir daí os comandados de Carlo Ancelotti ‘embalaram’, esbarrando em várias defesas do esloveno Jan Oblak, antigo guarda-redes de União de Leiria, Rio Ave e Benfica.
Contas feitas, o campeão em título Real Madrid segue em primeiro, com 50 pontos, apesar de não vencer há duas rondas consecutivas, e o ‘Atleti’ em segundo, com 49 pontos, agora à mercê da aproximação do FC Barcelona, que soma 45 e pode ficar a um ponto da vice-liderança. Os catalães defrontam domingo o Sevilla.
Athletic Bilbau firme no quarto posto
Antes, um ‘hat trick’ de Sancet, aos 42 de penálti, aos 45+1 e aos 79 minutos consolidou o quarto lugar do Athletic Bilbau, na vitória caseira sem resposta ante o Girona, sétimo classificado com 31 pontos.
Se os catalães perderam pela terceira vez nas últimas cinco jornadas, os bascos voltaram aos triunfos, após dois empates, e solidificaram a posição, a um ponto do FC Barcelona, que só joga domingo e é terceiro.
Logo atrás está o Villarreal, no quinto lugar com 40 pontos, após hoje levar de vencida o Las Palmas, nas Ilhas Canárias, por 2-1, somando o quarto jogo seguido sem perder em La Liga.
No primeiro jogo do dia, o Betis esteve a ganhar 2-0 em casa do Celta mas conseguiu sair de Vigo derrotado, por 3-2, depois de Antony (10) e Llorente (22) terem adiantado os sevilhanos.
Beltrán, aos 63, Rodriguez, aos 65, e Swedberg, aos 87, construíram a reviravolta dos galegos, que subiram ao 12.º lugar, com 28 pontos, contra 29 dos ‘béticos’, em 10.º
No domingo, nota para a vista do ‘barça’ ao Sevilha, além do Real Sociedad-Espanyol e o Mallorca-Osasuna.
Comentários