Com a previsível mudança de Nelson Semedo para o Barcelona passam a ser 10 os jogadores lusos que já envergaram a camisola do clube catalão.
A história dos portugueses no Barcelona tem início na temporada de 1966/67. O avançado Jorge Mendonça, com local de nascimento em Angola e com nacionalidade portuguesa no bilhete de identidade, fazia então o caminho que separava a sede do regime franquista e a cidade mais importante da catalunha e trocava o Atlético de Madrid pelo emblema culé. Foi o primeiro jogador português a jogar o clássico Barça-Real. Acabaria por permanecer em Barcelona três temporadas, antes de se transferir para o Maiorca.
Passaram 28 anos até que outro português pudesse vestir de azul grená: Luís Figo (1994/95 proveniente do Sporting). O príncipe da geração de ouro dos anos 90 do futebol português, passou de amado a odiado em Barcelona, quando se transferiu para o Real Madrid em 2000/2001.
Seguiram-se Fernando Couto e Vítor Baia (passaram por lá entre 1996 e 1998) que haveriam de coincidir com Luís Figo na armada comandada pelo técnico inglês Bobby Robson. Mais tarde haveria de se juntar Simão Sabrosa. O extremo passou duas temporadas no clube catalão, entre 1999 e 2001.
Campeão pelo Sporting em 2001/02, Ricardo Quaresma então uma das pérolas mais refinadas da formação leonina, acabaria por assinar pelo Barcelona (2003/2004), onde permaneceria apenas uma temporada. Não teve sucesso e acabaria por assinar pelo FC Porto em 2004/05.
Depois de uma temporada de sonho no FC Porto com a conquista da Liga dos Campeões e do campeonato, Deco, a estrela maior do conjunto azul-e-branco rumou à Catalunha (2004/2005), onde passou quatro temporadas de sucesso, durante as quais partilhou o balneário com estrelas como Ronaldinho, Etoo e Messi.
Em 2012/2013 mais um leão rumou a La Masia, centro de formação do clube blaugrana. O defesa Edgar Ié acabou por fazer apenas um jogo pela equipa principal do Barcelona e 19 pela equipa B. Neste defeso, trocou o Belenenses pelo Lille.
Com a transferência de Nélson Semedo para o Barcelona, foram dois os jogadores encarnados que se mudaram para os culé no último ano. André Gomes transferiu-se para a equipa treinada por Luis Enrique em 2016/2017. Na primeira temporada ao serviço do clube participou em 47 partidas e marcou três golos.
Esta quinta-feira, o lateral direito do Benfica Nelson Semedo foi confirmado como jogador do Barcelona. Chega assim à dezena o número de portugueses que já representaram o clube blaugrana.
Comentários