Cole Palmer não foi inscrito pelo Chelsea para as fases iniciais Liga Conferência, numa tentativa de gerir o tempo de utilização do jogador inglês numa temporada que pode durar até meados de julho.

Romeo Lavia e Wesley Fofana também foram deixados de fora, supostamente por razões de "gestão de esforço", com o Chelsea a participar num novo Mundial de Clubes nos Estados Unidos, que decorre de 15 de junho a 13 de julho.

Palmer marcou na derrota da Inglaterra na final do Euro 2024 contra a Espanha, apenas 33 dias antes do início da temporada da Premier League. O jogador de 22 anos rejeitou a presença na seleção inglesa para os jogos da Liga das Nações contra a República da Irlanda e a Finlândia esta semana.

O sindicato global de futebolistas FIFPro disse na quinta-feira que os órgãos dirigentes do futebol estão "a falhar no cumprimento do seu dever de cuidado" para com os jogadores, ao negar-lhes descanso suficiente, isto à medida que muitos torneios continuam em fase de expansão.

O sindicato sugere a introdução de um tempo mínimo garantido de descanso e até a introdução de um número máximo de jogos para os jogadores. Palmer jogou 57 partidas pelo Chelsea e pela seleção na última temporada.

O chefe da Associação de Futebolistas Profissionais de Inglaterra citou a forma impressionante de Erling Haaland, do Manchester City, e de Mohamed Salah, do Liverpool - que ambos tiveram um verão livre de compromissos internacionais - como prova do benefício dos períodos de descanso para os jogadores.

O Chelsea enfrentará Gent, Panathinaikos, FC Noah, Heidenheim, Astana e Shamrock Rovers na nova fase de grupos da terceira competição europeia de clubes da UEFA.

Palmer ainda pode ser adicionado à equipa dos 'Blues' para as fases posteriores, caso a equipa de Enzo Maresca se apure.