O lateral Nuno Tavares fez a sua estreia pela principal seleção portuguesa na passada sexta-feira, na goleada sobre a Polónia (5-1) no Estádio do Dragão, para a Liga das Nações de futebol, e passou a ser a 10.ª ‘cara' nova na ‘era’ Roberto Martínez.
Nuno Tavares foi lançado pelo selecionador na partida aos 88 minutos, para o lugar de Nuno Mendes, numa altura em que o resultado já apontava os 5-0, com o jogador da Lazio a viver a sua primeira experiência em jogos pelos ‘AA’ lusos.
Nuno Tavares foi pela primeira vez convocado por Roberto Martínez e logo ao primeiro jogo teve direito à estreia, numa partida que confirmou a passagem da seleção nacional aos quartos de final da Liga das Nações, na quinta e penúltima jornada do Grupo A1.
Já em outubro, no triunfo (3-1) em Varsóvia, igualmente sobre a Polónia, na terceira jornada, Samuel Costa foi lançado na partida aos 90+1 minutos, para o lugar de Bernardo Silva, e viveu a sua primeira internacionalização.
Pouco antes, quando o árbitro apitou para o início da partida, o defesa Renato Veiga tinha passado a ser a oitava estreia de Martínez, ao aparecer na equipa titular de Portugal, completando os 90 minutos.
Ambos sucederam a Francisco Conceição, que fez a sua estreia em março deste ano, em Liubliana, na derrota por 2-0 com a Eslovénia, num particular que serviu de preparação para o Euro2024.
No Estádio Stozice, Francisco, filho do antigo internacional Sérgio Conceição, foi lançado na partida aos 46 minutos, rendendo o médio Otávio.
Dias antes tinha sido a vez do avançado Jota Silva, na altura no Vitória de Guimarães e agora no Nottingham Forest, que viveu os primeiros minutos com a equipa das ‘quinas’ no triunfo no particular sobre a Suécia (5-2), também de preparação para o Europeu da Alemanha.
No Estádio D. Afonso Henriques, que era a ‘sua’ casa, Jota Silva, de 24 anos, foi lançado na partida aos 63 minutos, para o lugar de Gonçalo Ramos e cumpriu a primeira internacionalização ‘AA’.
Em novembro do ano passado, na qualificação para o Euro2024, em Vaduz, o guarda-redes José Sá e o defesa Toti Gomes foram titulares no triunfo sobre o Liechtenstein (2-0), enquanto o lateral João Mário foi lançado nos últimos minutos.
Um mês antes, na Bósnia-Herzegovina, o médio João Neves, de apenas 19 anos, já tinha somado a sua primeira internacionalização ‘AA’, ao ser suplente utilizado na goleada de Portugal em Zenica, por 5-0.
No arranque da qualificação, em 23 de março de 2023, o defesa central Gonçalo Inácio, do Sporting, foi o primeiro estreante de Roberto Martínez enquanto selecionador, contra o Liechtenstein, que terminou com a vitória dos lusos por 4-0, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Tiago Djaló, Quenda e Fábio Silva podem engrossar lista hoje
A lista deverá aumentar já esta noite, a partir das 19h45, quando Portugal fechar a fase de grupos da Liga das Nações diante da Croácia. Com o apuramento e primeiro lugar do Grupo A1 já garantidos, é certo que o selecionador Roberto Martínez irá aproveitar para ver outros jogadores em ação.
O espanhol que comanda a seleção das quinas chamou-o Quenda, dos sub-21, pela segunda vez. O jovem de 17 anos foi convocado pela primeira vez a 30 de agosto, quando integrou a lista para os jogos com Croácia (5 de setembro) e Escócia (8 de setembro). O jovem jogador do Sporting não chegou a jogar, algo que deverá acontecer agora.
Se entrar em campo no Estádio Poljud, Quenda, que nasceu em 30 de abril de 2007, vai estrear-se com 17 anos e 202 dias, superando assim o recorde de Paulo Futre, nascido em 28 de fevereiro de 1966, e que estreou em 21 de setembro de 1983, com 17 anos e 205 dias.
Quem também pode sonhar com a estreia é Fábio Silva. O avançado cedido pelo Wolverhampton ao Las Palmas é outro dos estreantes na lista e é quase certo que irá somar minutos, já que Cristiano Ronaldo, o único avançado de raiz chamado para os dois últimos jogos, foi dispensado.
O central Tomás Araújo, que foi chamado na penúltima convocatória, mas acabou por ficar fora dos convocados, também espreita a estreia, tal como Tiago Djaló. Os dois antigos sub-21 de Portugal até podem estrear-se e logo a titulares, fazendo a dupla de centrais, para assim dar descanso a António Silva e Renato Veiga, titulares frente a Polónia na 6.ª feira.
Posto isto, é quase certo que Tiago Djaló, Tomás Araújo, Geovany Quenda e Fábio Silva irão aumentar para 14 os jogadores lançados por Roberto Martínez na Seleção A de Portugal.
O jogo entre Croácia e Portugal está agendado para segunda-feira, pelas 20:45 locais (19:45 em Lisboa), no Estádio Poljud, em Split, num duelo que será arbitrado pelo italiano Davide Massa.
- Os estreantes na 'era' Roberto Martínez:
15/11/24: Nuno Tavares (Portuga-Polónia, 5-1, Liga das Nações)
12/10/24: Renato Veiga e Samuel Costa (Polónia-Portugal, 1-3, Liga das Nações)
26/03/24: Francisco Conceição (Eslovénia-Portugal, 2-0, particular)
21/03/24: Jota Silva (Portugal-Suécia, 5-2, particular)
16/11/23: José Sá, Toti Gomes e João Mário (Liechtenstein-Portugal, 0-2, qualificação Euro2024)
16/10/23: João Neves (Bósnia-Herzegovina-Portugal, 0-5, qualificação Euro2024)
23/03/23: Gonçalo Inácio (Portugal-Liechtenstein, 4-0, qualificação Euro2024)
*Com Lusa
Comentários