Portugal, atual campeão europeu, vai no domingo subir ao relvado do Estádio do Dragão, no Porto, como favorito na final da Liga das Nações de futebol, perante uma Holanda ‘cansada' e em reconstrução.
Em conferência de imprensa, Rúben Dias mostrou-se confiante na equipa de Fernando Santos, apesar de reconhecer o mérito da seleção holandesa.
O adversário
"Umas equipas optam por jogar com alguém mais fixo, neste caso optam pela mobilidade. Cada opção tem as suas dificuldades, e, como tal, nunca será fácil, especialmente pelos oponentes que defrontamos. Passa por definir bem a estratégia coletiva para anular essa mobilidade."
De Jong
"Sabemos que é uma equipa muito forte e que, como é sabido, beneficia desse jogador em específico para funcionar no meio-campo. Vai ser uma tarefa difícil, mas hoje iniciaremos em pormenor o trabalho sobre a equipa. Faremos tudo o que estiver a nosso alcance para o travar a ele e à equipa."
José Fonte
"Não foi a primeira vez que jogámos juntos. Jogámos há bastante pouco tempo, recordo o jogo da Itália. Está mais do que provado que funcionamos bem um com o outro. Veremos quem vai jogar, há outras opções."
A estreia numa final
"A equipa beneficia muito do misto de experiência com juventude. Faz-nos ser uma equipa muito irreverente e mais capaz. É benéfico para todos."
Nervosismo no jogo com a Suiça
"O foco é ganhar. Nalguns momentos por baixo, noutros com perigo e momentos de jogo para nós. Aí fomos superiores. Nem sempre tudo corre bem, trabalhamos sempre com o intuito de melhorar, mas o jogo anterior foi uma exibição que nos permitiu chegar onde estamos hoje. Temos o nosso mérito."
Ansiedade antes da final
"Por mais que se possa pensar que não é uma competição de tanta importância, para nós é, sempre foi. É uma fase final para nós e queremos ganhar. É um título para o nosso país, ainda para mais a jogar em casa, e por isso queremos ganhar."
Se pudesse ter escolhido: Holanda ou Inglaterra?
"Não existe essa questão nestes momentos. Quem chega à final chega por mérito, e como tal é a equipa que merecia cá estar. Fosse qual fosse o adversário, não seria fácil. Estamos focados em perceber o que temos que anular da parte deles e o que temos de explorar. Estamos focados em ganhar."
Comentários