O AC Milan e o Barcelona dividiram pontos esta noite, com um empate a um golo no duelo de colossos em San Siro, para a terceira jornada do grupo H da Liga dos Campeões.
Naquele que foi o sétimo confronto entre as duas equipas nos últimos dois anos, as promessas de um grande espetáculo ficaram-se pela primeira parte, onde milaneses e catalães procuraram avidamente o triunfo. Numa boa resposta ao prévio favoritismo do Barcelona, o AC Milan teve uma grande entrada na partida.
Desinibida, atrevida e pressionante, a equipa de Massimiliano Allegri dominou desde o primeiro minuto e não foi surpresa o seu adiantamento no marcador. Com Kaká e Robinho endiabrados, os milaneses festejaram o golo aos 9 minutos. Kaká a fazer a assistência e Robinho a marcar, numa boa jogada a deixar Piqué e Mascherano muito mal na fotografia. Foi um desfecho natural para a boa entrada, tendo em conta que os anfitriões já tinham colocado a bola na baliza de Valdés, por Muntari, mas onde o lance foi invalidado por fora de jogo.
Porém, o golo teve um efeito nocivo no AC Milan. Mesmo empurrado pelos seus 'tiffosi', os rossoneri recuaram no terreno e deixaram de controlar o Barcelona, que assim aproveitou o espaço para assumir o domínio do jogo.
A formação de Gerardo Martino conseguiu o primeiro aviso aos 19', num livre de Messi às malhas laterais, mas não tardou a concretizar as suas ameaças. O golo do empate surgiria aos 23', pelo inevitável argentino, que finalizou uma jogada de insistência dos catalães e bateu Marco Amelia.
A esperança de Allegri estava no contra-ataque, mas o AC Milan foi perdendo inspiração e fulgor, limitando-se a fechar ao máximo os espaços para o seu rival. No entanto, o Barcelona ainda voltou a ameaçar, mas o remate de Alexis Sanchez morreu nas mãos de Amelia quando o chileno estava isolado.
Assim, o jogo chegou ao intervalo empatado e sob a expectativa da reação milanesa ao crescimento do Barcelona.
Contudo, o espetáculo caiu muito de qualidade no segundo tempo. O Barcelona controlou, sem surpresa, a posse de bola, tentando furar a muralha italiana. Poucas foram as distrações do AC Milan, arrastando assim o jogo numa toada monótona e sem grandes motivos de interesse. Nem as entradas de Pedro Rodriguez e Fabregas nos catalães e de Balotelli nos milaneses alterariam a história da partida.
Os últimos minutos denunciaram então uma igualdade que aparentemente satisfazia as duas equipas e com a qual se chegou ao apito final. O Barcelona segue em primeiro do grupo, com sete pontos, enquanto o AC Milan é segundo, com cinco pontos.
No outro jogo do grupo H, o Celtic bateu o Ajax por 2-1, com golos de Kayal e Forrest e os holandeses a marcarem por Schone. O emblema escocês subiu ao terceiro lugar, com três pontos, enquanto o Ajax soma apenas um ponto e está no último lugar.
Comentários