O FC Porto desloca-se esta noite ao Estádio Bosuil para defrontar os belgas do Antuérpia em partida relativa à terceira jornada do grupo H da Liga dos Campeões. Depois da amarga derrota caseira diante do FC Barcelona, os dragões procuram voltar às vitórias e reforçar a candidatura aos oitavos de final da 'Champions'.

Pela frente os azuis e brancos terão um Antuérpia com duas derrotas em outros tantos jogos, e que assim precisa necessariamente de uma vitória para alimentar as esperanças de qualificação para a fase seguinte da liga milionária.

Momentos de forma

O FC Porto chega a esta partida num momento estável de forma. Se, por um lado, não se pode dizer que os dragões estão a entusiasmar no início desta temporada, muito dificilmente se pode afirmar que estão a desiludir.

Nas últimas dez partidas os portistas somam sete vitórias, registo que coloca os comandados de Sérgio Conceição no terceiro lugar da Primeira Liga, a três pontos do líder Sporting, e no segundo lugar do grupo H, também a três pontos de distância do FC Barcelona.

Depois da pausa das seleções, os dragões cumpriram o seu dever ao vencer o Vilar de Perdizes para a Taça de Portugal. De regresso à 'Champions', e depois da frustrante derrota diante do Barcelona, os azuis e brancos pretendem fazer valer o seu favoritismo e dar continuidade à caminhada rumo aos oitavos de final.

Para tal acontecer, o FC Porto terá de derrotar um Antuérpia que não atravessa o melhor momento de forma. Os atuais campeões belgas em título têm apenas três vitórias nos últimos dez encontros, registo que coloca o emblema flamengo apenas na sexta posição do campeonato, a oito pontos da liderança, e no último lugar do grupo H da 'Champions', ainda sem qualquer ponto somado.

Se os comandados de Van Bommel ainda sonham com o apuramento para a próxima fase, é imperativa uma vitória esta noite.

Histórico de confrontos

A partida de hoje o primeiro embate da história entre Antuérpia e FC Porto. Contudo, os dragões apresentam um registo positivo se atentarmos aos jogos contra equipas belgas. Com efeito, em seis embates, os azuis e brancos venceram por quatro ocasiões, sofrendo ainda duas derrotas.

A última vez que os portistas se cruzaram com formações belgas foi precisamente no ano passado quando ficou inserido no mesmo grupo do Club Brugge. Depois de uma pesada derrota no Dragão por 0-4, o FC Porto respondeu à letra, vencendo na Bélgica pelo mesmo resultado.

Do lado do Antuérpia, o clube belga faz a sua segunda aparição na maior prova de clubes do futebol europeu desde a temporada 1957/58. No que diz respeito ao histórico contra clubes portugueses, "The Great Old", como também são conhecidos, disputaram uma eliminatória da Taça UEFA em 1993/94 diante do Marítimo, acabando por eliminar a formação madeirense.

O que dizem os treinadores

Mark van Bommel, treinador do Antuérpia: "Joguei contra o Sérgio [Conceição]. É um treinador igual ao que era como jogador, muito intenso, um futebol agressivo, mas muito bom, com muita disciplina. É uma equipa de alta qualidade, têm bons jogadores, não tão conhecidos nos Países Baixos ou na Bélgica, mas são bons, vai ser muito difícil e são os favoritos, têm muitos anos neste nível e muita experiência"

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "O Antuérpia integra um campeonato competitivo, imprevisível e não podemos esquecer que a seleção da Bélgica esteve há bem pouco tempo no topo do futebol mundial. Espero um adversário à imagem disso, que vai competir e querer retificar o resultado com o Shakhtar em casa (2-3). Vamos ter dificuldades"

O árbitro

O francês Benoît Bastien foi o árbitro escolhido pela UEFA para apitar o jogo desta noite. Aurelien Berthomieu e Aurelien Drouet serão os auxiliares, enquanto que Bastien Dechepy será o quarto árbitro. A vídeo-arbitragem estará a cargo da dupla formada por Benoit Millot e Jerôme Brisard.

Será a primeira vez que o juiz gaulês irá dirigir um jogo envolvendo qualquer uma das equipas.