Com o Sporting já apurado, o FC Porto pode ser a próxima equipa portuguesa a marcar presença no oitavos de final da Champions. Para isso, a equipa de Sérgio Conceição tem de vencer o Atlético Madrid esta terça-feira, no Estádio do Dragão.

Há, no entanto, outros cenários a ter em conta: em caso de empate, o FC Porto qualifica-se desde que o AC Milan não ganhe ao Liverpool (já apurado) no outro jogo do grupo; se perder segue para a Liga Europa, isto no caso de os italianos não ganharem, e é eliminado das competições europeias se os 'rossoneri' vencerem. É, literalmente, tudo ou nada para os 'azuis e brancos'.

O Sporting já lá está, faltam Benfica e FC Porto: as contas de 'águias' e 'dragões' para chegarem aos 'oitavos' da Champions
O Sporting já lá está, faltam Benfica e FC Porto: as contas de 'águias' e 'dragões' para chegarem aos 'oitavos' da Champions
Ver artigo

O conjunto de Sérgio Conceição até podia ter garantido o apuramento na última jornada, em Liverpool, mas a derrota por 2-0 adiou todas as decisões para esta noite. Os 'dragões' ocupam o segundo lugar do Grupo B, com cinco pontos, mais um do que AC Milan e Atlético Madrid.

Guia de forma

O FC Porto chega a este duelo motivado pelo triunfo por 3-0 em Portimão, que permitiu aos 'azuis e brancos' manterem a liderança da I Liga, com os mesmos pontos do Sporting, ainda sem qualquer derrota. Luis Díaz, Vitinha e Otávio foram os marcadores de serviço.

Em sentido inverso, o Atlético Madrid vem de uma derrota em casa com o Maiorca, por 2-1, resultado que atirou os 'colchoneros' para o quarto posto do campeonato. João Félix foi lançado aos 60 minutos, para o lugar de De Paul, mas não conseguiu evitar o 'desaire'.

Matheus Uribe é baixa confirmada para a receção aos 'colchoneros', por castigo, assim como Pepê, que testou positivo à COVID-19. João Mário e Pepe continuam no boletim clínico, mas estão a trabalhar em contrarrelógio para poderem ir a jogo.

No lado do Atlético, Diego Simeone só tem um defesa-central disponível para o embate no Dragão: Stevan Savic está lesionado e enfrenta uma paragem de um mês, Felipe (ex-FC Porto) está castigado e José María Giménez falhou o treino desta segunda-feira. Resta apenas Mario Hermoso.

Além de toda a envolvente deste encontro, o FC Porto-Atlético Madrid terá um aliciante extra para Sérgio Conceição, que se pode tornar o treinador na história dos 'azuis e brancos' com mais triunfos na Liga dos Campeões, com 17 vitórias. Neste momento, o atual técnico contabiliza as mesmas 16 alcançadas no passado por Jesualdo Ferreira.

Histórico

Atlético de Madrid e FC Porto defrontam-se esta noite pela 10.ª vez, num histórico em que os 'colchoneros' levam uma ligeira vantagem.

Os espanhóis somam três vitórias frente aos portugueses, a última das quais no Porto (2-1), em 2013, também para a fase de grupos da Champions. De resto, o Atlético venceu as duas partidas contra os 'dragões' nesse grupo. A outra vitória espanhola data de 1963, no primeiro encontro entre os dois clubes, a contar para a 1.ª eliminatória da Taça das Cidades com Feiras de 1963/1964.

FC Porto começa caminhada na Champions com um nulo em Madrid e um (polémico) golo anulado
FC Porto começa caminhada na Champions com um nulo em Madrid e um (polémico) golo anulado
Ver artigo

Já o FC Porto bateu o Atlético em duas ocasiões, as duas na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2009/2010: 2-0 em casa, em setembro de 2009 e 0-3 em Madrid, em dezembro.

Somam-se ainda quatro empates, o último na primeira jornada desta edição da Champions, no Wanda Metropolitano, num jogo onde Otávio acertou no poste, Pepe saiu lesionado, Taremi viu um golo anulado e Mbemba foi expulso (0-0).

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição: "Olhando para os nomes que compõem o plantel do Atlético Madrid, acho que não deixa duvidas sobre quem será o favorito. Mas isso é no plano teórico porque no plano prático quando o árbitro apitar, quem for mais competente vai ganhar o jogo. Vai ser um jogo competitivo no qual as duas equipas precisam de ganhar para passar."

Diego Simeone: "[FC Porto] É uma equipa extraordinária que tem estado muito bem. Tem um trabalho estruturado, muita gente para recuperar a bola, jogam com intensidade e boa velocidade. É uma equipa muito boa e que cria muito jogo. Parte mais favorito do que todos porque tem mais pontos do que o Milan e do que nós."

Árbitro

O francês Clément Turpin foi nomeado pela UEFA para apitar a receção do FC Porto ao Atlético Madrid. Turpin vai ser assistido pelos compatriotas Nicolas Danos e Cyril Gringore, enquanto Jérôme Brisard será o videoárbitro (VAR).

O juiz gaulês, que esteve na final da Liga Europa da época passada (vitória do Villarreal sobre o Manchester United), já dirigiu um jogo dos 'dragões' nesta edição da Liga dos Campeões, no estádio do AC Milan, que terminou empatado 1-1.

O FC Porto-Atlético Madrid tem início marcado para as 20 horas e pode ser acompanhado AO MINUTO no SAPO Desporto.