FC Porto e Barcelona, os dois líderes do Grupo H da Liga dos Campeões, medem forças esta quarta-feira no estádio do Dragão. As duas equipas vão à procura da vitória para se poderem isolar assim no comando do grupo.

Na primeira jornada, os dragões entraram a ganhar na fase de grupos e venceram com toda a tranquilidade o Shakhtar por 3-1. Em Hamburgo, os dragões chegaram à vantagem cedo, por intermédio de Galeno. Os azuis e brancos ainda se deixaram empatar, mas Galeno chegaria ao bis ainda no primeiro quarto de hora da partida. À meia hora, os azuis e brancos estabeleceram o resultado final com um tento de Taremi.

O Barcelona somou um triunfo gordo frente ao Antuérpia em Camp Nou. Os catalães aplicaram cinco tiros sem resposta, com João Félix a apontar dois dos golos. No que diz respeito ao momento de forma das duas equipas, o conjunto culé tem vivido dias tranquilos na La Liga, tendo somado até ao momento seis vitórias e dois empates, ocupando o segundo lugar da tabela, apenas atrás do Real Madrid que tem mais um ponto.

Já o FC Porto vem de um desaire frente a um rival direto, depois da derrota no estádio da Luz frente ao Benfica (1-0). Os azuis e brancos caíram para a terceira posição do campeonato e vão querer voltar aos bons resultados já no embate frente ao emblema blaugrana. No campeonato somam cinco vitórias, um empate e uma derrota.

Baixas

Trata-se de uma baixa importante na equipa do Barcelona. Raphinha está a contas com uma lesão no bíceps femoral da coxa direita e vai falhar a visita ao Dragão. O extremo ex-Sporting saiu mais cedo no encontro frente ao Sevilha e não será opção.

Na equipa do FC Porto, o técnico Sérgio Conceição confirmou a ausência de Pepe no centro da defesa.

Histórico de confrontos

Em oito embates entre os dois emblemas, o Barcelona leva a melhor com cinco vitórias contra três do FC Porto. A nível de golos, são 12 contra cinco para os dragões.

O primeiro confronto teve lugar na Taça UEFA de 1972/73, com os azuis e brancos a vencerem a eliminatória: 3-1 nas Antas e um 1-0 no Camp Nou.

As duas equipas voltaram a encontrar-se desta feita na Taça dos Campeões, em 1985/86, com o Barcelona desta feita a impôr-se: 2-0 em Camp Nou, mas depois o FC Porto venceu por 3-1 com um hat-trick de Juary, resultado que mesmo assim foi insuficiente para a equipa portuguesa seguir em frente devido à regra dos golos fora.

A partir daí, os dragões somaram mais quatro derrotas: nas meias-finais da Champions (93/94 3-0); na fase de grupos de 99/00 (4-2 e 0-2); e na final da Supertaça Europeia em 2011, derrota por 2-0.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição (FC Porto): "Sofrer durante o jogo faz parte, desde que não seja sofrer golos. Esperamos guardar a nossa baliza e, claro, que não aconteçam golos. Temos de aproveitar as fragilidades do Barcelona. Temos de estar à altura. Nós vamos sofrer com o Barcelona, mas o Barcelona vai sofrer com o FC Porto também"

Xavi Hernández (Barcelona): "Falámos de muitos aspetos em relação ao Porto. Gostam de ter a bola, mas fecham bem a defesa. Faz boa pressão, tem uma forma espetacular de disputar duelos. São fortes nas bolas paradas. Falo com o Deco quase todos os dias. Estamos em contacto sempre. Fomos colegas, é um histórico do Porto. O Porto foi campeão europeu com Mourinho, Deco, Costinha, Maniche... Será muito forte amanhã. O Sérgio Conceição faz muito bem as coisas, compete bem há anos em Portugal e na Champions também."

Árbitro

Anthony Taylor foi o árbitro escolhido para a receção do FC Porto ao Barcelona.

A UEFA já divulgou o árbitro nomeado para o jogo entre FC Porto e Barcelona para a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Trata-se do experiente inglês Anthony Taylor, que irá dirigir a partida no Dragão.

Gary Beswick e Adam Nunn vão ser os árbitros assistentes, enquanto que Robert Jones será o quarto árbitro. No VAR estarão Stuart Attwell, acompanhado por Bastian Dankert.

FC Porto mede forças com o Barcelona esta quarta-feira às 20h00, em jogo da segunda jornada do grupo H da Champions. Um jogo para acompanhar AO MINUTO no SAPO Desporto.