Quando David Raya desviou com a ponta dos dedos o remate de Wendell para o poste, com a bola a bater caprichosamente nos calcanhares do guardião espanhol e a ficar ali, perdido, a centímetros do golo, muitos portistas sentiram que o seu destino na Champions estava traçado: a equipa perderia mais uma disputa por grandes penalidades.

Os pontapés a partir da marca dos 9,15 metros tem sido o Calcanhar de Aquiles dos azuis e brancos nos últimos anos. Com Sérgio Conceição, nunca o FC Porto conseguiu vencer um jogo no desempate a partir da marca das grandes penalidades. Aliás, para se encontrar o último triunfo dos azuis e brancos nos penáltis, é preciso recuar 14 anos, quando venceu o Belenenses por 10-0 no Jamor, nos oitavos de final da Taça de Portugal.

Nesse encontro diante dos azuis do Restelo, de Toni Conceição, foram precisas 30 grandes penalidades para se encontrar o vencedor. Os jogadores não estavam com a pontaria afinada, já que 11 dos 30 remates foram desperdiçados. Nos 120 minutos de futebol, Lima (que passou pelo Benfica e Braga) fez os tentos do Belenenses, Falcao e Cristian Rodriguez os do FC Porto, treinados por Jesualdo Ferreira.

Com tantos penáltis, houve jogadores que bateram duas vezes. José Pedro, Varela, Ivan Snatos e Raul Meireles, por exemplo, marcaram duas vezes, Romário falhou os dois remates que teve. Os guarda-redes, Beto (FC Porto) e Bruno Vale (Belenenses) bateram e marcaram.

Voltando ainda ao histórico de desempates por grandes penalidades e à boleia do Playmakerstats do 'zerozero', podemos constatar que o FC Porto já vai em oito derrotas seguidas a partir dos 9,15 metros.

Além da eliminação da Champions diante do Arsenal, destaque para as três finais perdidas na Taça da Liga, para Benfica (2014) e Sporting (2018 e 2019). Há ainda duas derrotas em finais da Taça de Portugal nos penáltis, diante do SC Braga (2-4, depois de 2-2 nos 120 minutos) em 2015/2016, e outra perdida para o Sporting em 2018/19 (4-5, depois de 2-2 nos 120 minutos).

Oito derrotas seguidas do FC Porto nas grandes penalidades

2014 Benfica (Taça Liga)
2016 SC Braga (Taça)
2016 Chaves (Taça)
2018 Sporting (Taça Liga)
2018 Sporting (Taça)
2019 Sporting (Taça Liga)
2019 Sporting (Taça)
2024 Arsenal (Champions)

O FC Porto foi  eliminado nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol na terça-feira, ao ser derrotado com o Arsenal, por 4-2, no desempate por grandes penalidades, após ter perdido por 1-0 na segunda mão dos 'oitavos'.

Depois de ter vencido a primeira mão por 1-0, os 'dragões' viram o Arsenal empatar por Trossard, aos 41 minutos, marcando apenas dois dos seus penáltis - falharam Wendell e Galeno -, contra quatro dos 'gunners'.

O Arsenal, que regressa aos quartos de final pela primeira vez desde 2009/10, junta-se a FC Barcelona, Bayern Munique, Real Madrid, Manchester City e Paris Saint-Germain no lote de apurados.