Está terminada a primeira ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões depois de ontem se terem disputado os últimos oito encontros. O FC Porto foi a única equipa portuguesa em prova e teve uma estreia amarga na liga milionária deste ano.
Frente ao Besiktas, a equipa de Sérgio Conceição - em estreia na Liga dos Campeões como treinador- tinha o fator ‘casa’ como benesse para enfrentar os turcos, mas acabou por sair derrotada por 3-1. Talisca abriu o marcador no Estádio do Dragão depois de uma assistência de Quaresma para gelar o o reduto dos ‘azuis e brancos’. O FC Porto respondeu e igualou a partida com um autogolo, mas Tosun voltou a dar vantagem aos turcos com um potente remate que apanhou Casillas desprevenido.
Na segunda parte, quando o FC Porto procurava o empate, Babel sentenciou o jogo ao fazer o 3-1 final quando faltavam pouco mais de cinco minutos para o fim. Não foi o melhor arranque para os ‘dragões’ que vão ter de recuperar os três pontos que perderam em casa se quiserem o apuramento.
No outro embate do grupo G, Mónaco e RB Leipzig não foram para além de uma igualdade a um golo. Forsberg deu vantagem aos germânicos sobre a marca da meia-hora de jogo, mas Tielemans, no minuto seguinte, voltou a restabelecer o empate que durou até ao fim. Ambas as equipas mostraram-se satisfeitas com um empate.
Ronaldo volta aos golos com Paulo Fonseca a dizer ‘presente’
A noite europeia foi sinónimo de regresso de Cristiano Ronaldo à competição. O jogador português está suspenso na Liga Espanhola, mas foi utilizado por Zidane na Champions. Em competição frente ao Apoel, o avançado fez o que mais gosta e em dose dupla: golos. Frente ao conjunto cipriota, Ronaldo marcou os dois primeiros tentos antes de Sergio Ramos fechar as contas do triunfo por 3-0 dos ‘merengues’ com um belíssimo golo de bicicleta.
Na Ucrânia, Paulo Fonseca entrou da melhor forma frente ao Nápoles com uma vitória por 2-1. Em Kharkiv, o Shakhtar colocou-se em vantagem com um golo de Taíson no arranque da partida. Na segunda parte, a formação orientada pelo português dobrou a vantagem e viu Milik, aos 72 minutos reduzir para 2-1. Até ao fim o Nápoles ainda tentou o empate, mas sem sucesso.
Em Inglaterra houve sorte diferente para as três formações britânicas em prova. O Liverpool não foi além de uma igualdade 2-2 com o Sevilha depois de ter entrado a perder em Anfield Road enquanto o Tottenham conquistou uma vitória importantíssima sobre o Borussia Dortmund. Os ‘Spurs’ apresentaram-se em grande forma e levaram de vencida os germânicos com Harry Kane em grande forma. O avançado inglês fez dois golos no arranque do Tottenham europeu.
Já o Manchester City – única equipa inglesa que jogou fora nesta ronda – goleou no encontro da primeira jornada da fase de grupos o Feyonoord por 4-0. Bernardo Silva foi titular, mas John Stones é que foi o protagonista. O central inglês marcou dois dos quatro golos. Sergio Aguero e Gabriel Jesus também colocaram o nome na lista de marcadores para fechar o resultado.
A terminar, Maribor e Spartak Moscovo terminaram o duelo no grupo E com um empate 1-1. Na Eslovénia, os russos colocaram-se em vantagem no segundo tempo depois de uma primeira parte muito equilibrada, mas o impulso final do Maribor deu resultado com o tento de Bohar a surgir perto do fim.
A Liga dos Campeões fechou a primeira ronda da fase de grupos. A segunda jornada está marcada para os próximos dias 26 e 27 de setembro. As equipas portuguesas em prova têm duelos marcados com Basileia (Benfica vai jogar à Suíça), Barcelona (Sporting recebe os catalães em casa) e Mónaco (FC Porto vai a França jogar com os monegascos).
Para já, as competições europeias prosseguem com a primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa. Em prova estão SC Braga e Vitória de Guimarães que entram em campo esta quinta-feira.
Comentários