
Erling Haaland chegou aos 52 golos na Liga dos Campeões, com o bis que apontou na noite de quarta-feira, no empate 2-2 no terreno do Mónaco. Nenhum outro jogador chegou aos 52 golos tão cedo na prova milionária.
O atacante do Manchester City ostenta uma média impressionante de 1,04 golos por partida na Liga Milionária. Se continuar com este registo, não terá dificuldades em bater os números de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, os homens que dominaram a competição durante década e meia.
Se Haaland mantiver esta média, quando chegar aos 183 jogos de CR7, terá marcado 190 golos. É verdade que é um grande 'se', mas o norueguês já mostrou que, com ele, não há impossíveis.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Cristiano Ronaldo é o rei da prova, com 140 golos em 183 jogos. Ninguém marcou tanto como o português na prova milionária. Mas a média do português é de 0,76 golos por partida.
O segundo melhor marcador da Liga dos Campeões é Lionel Messi, com 129 golos em 163 jogos, o que dá uma média de 0,79 golos por partida.
Haaland foi o mais rápido a chegar aos 30 golos na Champions (25 jogos), ultrapassando o registo de Ruud van Nistelrooy que precisou de 34 partidas para os 30 golos. Foi também o primeiro a chegar aos 40 golos em apenas 35 encontros, e agora, com 52 em 50, deixou para trás o próprio Van Nistelrooy, que precisou de 62 jogos para atingir esse registo.
Luta pela coroa da Champions com Mbappé
A Champions dos próximos anos deverá ser dominada pelo norueguês, mas também por Kylian Mbappé, atacante do Real Madrid.
Kylian Mbappé estreou-se em 2016 na prova, a estreia de Erling Haaland foi em 2019. Os dois já ostentam números impressionantes na prova milionária.
Haaland, com apenas 24 anos, já é o 12º melhor marcador de sempre da Champions, enquanto Mbappé, de 26 anos, é agora nono melhor marcador da história da prova, depois de ter chegado à meia centena de golos na competição na 6.ª jornada da fase de liga de 2024/25, uma marca que Haaland atingiu na 1.ª jornada de 2025/26.
Mbappé estava a oito dias do 19º aniversário quando se tornou no jogador mais jovem a atingir dez golos na Liga dos Campeões. Depois superou Messi como o jogador mais jovem a atingir 20, 30 e 40 golos na competição, recordes que Erling Haaland viria a bater.
O avançado norueguês tinha 19 anos quando se tornou no primeiro e até agora único jogador a marcar um hat-trick na primeira parte no seu jogo de estreia na Liga dos Campeões, na vitória por 6-2 frente ao Genk a 17 de setembro de 2019. E em somente 18 meses atingiu os 20 remates certeiros.
Quando completaram 21 anos, Haaland e Mbappé tinham 20 e 19 golos na prova, respectivamente. O único outro futebolistas a chegar a dois dígitos foi Karim Benzema, com 12; Messi tinha marcado oito, Ronaldo zero, aos 21 anos.
Comentários