O Manchester City tem esta terça-feira caminho aberto para os quartos de final da Liga dos Campeões de futebol, depois do triunfo obtidos fora com o Borussia Mönchengladbach.

A equipa inglesa, treinada por Pep Guardiola e que conta com os portugueses João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva, vai defender em Budapeste um triunfo por 2-0 na primeira mão.

Na terça-feira, com a Arena Puskas, na capital húngara, a ser novamente o palco do jogo, devido às restrições nas viagens de e para o Reino Unido face à pandemia da covid-19, o Manchester City joga agora no papel de anfitrião.

O 2-0 trazido do primeiro jogo, com golos de Bernardo Silva e Gabriel Jesus, na condição de visitante, abre caminho a nova presença nos ‘quartos’, fase em que a equipa tem sido sucessivamente eliminada nas últimas três épocas.

Guardiola, bicampeão europeu com o FC Barcelona como treinador, em 2009 e 2011, e uma vez como jogador, em 1992, procura a grande conquista que lhe falta ao serviço dos ‘citizens’, com os quais já venceu tudo internamente.

No outro jogo desta terça-feira, o Real Madrid, o grande recordista da ‘orelhuda’, com 13 títulos de campeão, recebe a Atalanta, num jogo em que defende uma vantagem de 1-0, graças a um golo de Mendy em Bérgamo.

Um triunfo importante fora, mas sem uma margem suficientemente alargada para que os ‘merengues’ possam estar tranquilos, sobretudo frente a uma Atalanta muito vocacionada para o jogo ofensivo e capaz de surpreender.

Na última época, Gasperini levou a equipa de Bérgamo aos quartos de final, fase a um só jogo e em que todos os jogos decorreram em Lisboa devido à pandemia da covid-19, com os italianos a serem então afastados pelo futuro finalista PSG (2-1).

Quando faltam apurar quatro equipas para os quartos de final, nos jogos de terça e quarta-feira, FC Porto, Borussia Dortmund, Liverpool e Paris Saint-Germain são as equipas que já têm lugar garantido.