Este artigo tem mais de 10 anos
As forças de segurança têm centenas de adeptos considerados de risco "sinalizados".
A Polícia de Segurança Pública (PSP) admitiu hoje a chegada a Lisboa de 60.000 adeptos do Real e do Atlético de Madrid sem bilhete, sensivelmente o mesmo número de espetadores que vão assistir à final da Liga dos Campeões.
"É sempre difícil fazer uma estimativa de quantos adeptos é que não têm bilhete. No estádio vão estar 60.000 adeptos. É possível que venham outros tantos sem bilhete", referiu o intendente Paulo Onofre durante a conferência de imprensa de apresentação do plano de operação planeado para o jogo de sábado, no Estádio da Luz.
O comandante operacional acrescentou que, em conjunto com as autoridades espanholas, foram sinalizados "algumas centenas de adeptos considerados de risco" dos dois clubes de Madrid, sublinhando que a PSP "usará e empenhará todos os efetivos e todos os meios e valências necessários" para evitar problemas e salvaguardar a segurança de todos.
Além dos efetivos do Comando Metropolitano de Lisboa, vão ser empenhados na operação de segurança polícias do Comando do Porto, Santarém, Beja e Setúbal, e ainda elementos da Unidade Especial de Polícia (UEP).
Fonte da GNR adiantou à Lusa que se esperam em Lisboa, vindos de Madrid e de outros locais de Espanha, 120 autocarros com adeptos do Atlético de Madrid e 100 autocarros com apoiantes do Real Madrid, além dos que se farão deslocar em viatura própria.
Os autocarros que transportam os adeptos do Real Madrid vão ficar estacionados na Avenida D. Afonso Henrique, enquanto aqueles que trarão os apoiantes do Atlético serão encaminhados para a Avenida da India.
Em relação aos adeptos com bilhete e que se vão deslocar em "centenas" de viaturas particulares, a polícia deixa os conselhos habituais.
"Venham tão cedo quando possível, procurem parques de estacionamento, de preferência públicos, da periferia de Lisboa, evitem as imediações do estádio e o centro da cidade e utilizem os transportes públicos", frisou o intendente Paulo Onofre, acrescentando que as portas do estádio vão abrir ao público às 16:45.
Algumas avenidas e ruas situadas na proximidade do Estádio da Luz vão ser cortadas ao trânsito, enquanto outras estarão condicionadas. A polícia irá informar oportunamente dos cortes e dos condicionalismos.
A polícia vai estar igualmente atenta às duas “fan zones” criadas pela UEFA para os adeptos dos dois clubes. A do Real Madrid vai ficar instalada no Rossio/Praça da Figueira e a do Atlético no alto do Parque Eduardo VII, junto ao Estabelecimento Prisional de Lisboa.
A operação policial de segurança prevista para a final da Liga dos Campeões começa hoje com a final da competição feminina, que se disputa no Estádio do Restelo, onde são esperados 10.000 espetadores, havendo no final um concerto.
A final da Liga dos Campeões está agendada para as 19:45 de sábado, entre Real Madrid e Atlético Madrid, no Estádio da Luz, em Lisboa, e vai ser arbitrada pelo holandês Bjorn Kuipers.
Comentários