O Benfica ainda não festejou a conquista do título neste fim de semana, mas conseguiu garantir a entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões 2023/24, ao assegurar matematicamente um dos dois primeiros lugares na I Liga 22/23.
Será a terceira presença consecutiva das águias na fase de grupos da mais importante prova europeia de clubes, a 19.ª presença do clube da Luz nessa etapa da competição desde que a mesma foi introduzida, em 1991/92. Ainda assim, distante das 26 que já leva o FC Porto, e que está muito perto (a apenas um ponto) de assegurar a 27.ª.
Com as várias Ligas europeias prestes a chegarem ao fim, fazemos o ponto de situação e vemos quem, nos vários campeonatos, já tem tal como o Benfica lugar assegurado na Liga dos Campeões 23/24.
Equipas já matematicamente apuradas para a fase de grupos da Liga dos Campeões 23/24
Ponto de situação por país
Portugal
Em Portugal, portanto, o Benfica já garantiu o seu lugar na fase de grupos, faltando apenas saber para que pote figurará, depois, no sorteio, o que dependerá de ser ou não campeão nacional.
O FC Porto é quem mais bem encaminhado está para garantir a segunda vaga direta na fase de grupos, bastando-lhe mais um ponto nas duas jornadas que faltam disputar para garantir que fica à frente do Braga.
O Braga ainda pode então, matematicamente, chegar a essa vaga direta, mas também ainda não tem assegurada a vaga nas pré-eliminatórias: tem o Sporting, quarto classificado, a quatro pontos de distância, com seis pontos ainda em disputa, tendo os de Alvalade vantagem no confronto direto.
Espanha
Em Espanha, o Barcelona sagrou-se campeão na noite de domingo e garantiu um lugar no Pote 1 do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 23/24, que terá lugar a 31 de agosto. O Real Madrid também já garantiu matematicamente uma vaga na próxima fase de grupos via Liga espanhola e estará no Pote 2, a menos que acabe por conquistar a edição deste ano da Champions, o que lhe valeria um lugar no Pote 1.
No terceiro lugar da tabela da La Liga, o Atlético Madrid está a um ponto de garantir matematicamente a presença na fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões, enquanto a luta pela quarta e última vaga será discutida entre Real Sociedad e Villarreal, com o Bétis também ainda a sonhar. Neste momento, a quatro jornadas do fim, os bascos somam 62 pontos, o 'submarino amarelo' 57 e os andaluzes (com menos um jogo disputado) 52.
E há que lembrar que o Sevilha está ainda em prova na Liga Europa 22/23, competição cujo vencedor também confere acesso à fase de grupos da Champions. Pelo que se o Sevilha conquistar essa prova, serão cinco os clubes espanhóis na fase de grupos da Champions em 2022/23.
França
Em França, a Ligue 1 vale, tal como a I Liga portuguesa, três lugares na Champions. Para já, ainda não há ninguém matematicamente apurado para a fase de grupos, mas o Paris Saint-Germain lidera a prova e garantirá uma vaga na fase de grupos com mais uma vitória, enquanto a outra vaga será para Lens ou Marselha. O Lens soma, neste momento, mais dois pontos do que o Marselha na classificação. Quem terminar em 2.º entra diretamente na fase de grupos, quem acabar em 3.º joga as pré-eliminatórias.
Um pouco mais atrás, no 4.º lugar, o Mónaco está a oito pontos do Marselha pelo que, com nove pontos ainda por disputar, ainda tem uma réstia de hipótese de chegar ao terceiro posto e à pré-eliminatória da Champions, mas já não pode chegar aos lugares de acesso direto à fase de grupos.
Itália
Em Itália, o Nápoles sagrou-se campeão ao fim de mais de 30 anos e vai estar na fase de grupos (e no Pote 1 do sorteio). Os outros lugares de acesso à Liga dos Campeões (todos eles de entrada direta na fase de grupos) ainda estão por definir.
Neste momento, a três jornadas do fim, a Juventus ocupa o 2.º lugar, com 69 pontos, e precisa de mais dois para garantir automaticamente o apuramento. Mais abaixo, o Inter tem 66 pontos e a Lazio 65. Mas Milan (61 pontos), Roma (59) e Atalanta (57) ainda têm hipóteses matemáticas de lá chegar.
E pode até dar-se o caso de a Itália vir a ter seis equipas na fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões.
Neste momento, a três jornadas do fim, a Juventus ocupa o 2.º lugar, com 69 pontos, e precisa de mais dois para garantir automaticamente o apuramento. Mais abaixo, o Inter tem 66 pontos e a Lazio 65. Mas Milan (61 pontos), Roma (59) e Atalanta (57) ainda têm hipóteses matemáticas de lá chegar.
E pode até dar-se o caso de a Itália vir a ter seis equipas na fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões. É que Inter e Milão ainda estão em prova na Champions e se um deles for campeão europeu e ficar abaixo dos quatro primeiros lugares na Serie A terá na mesma entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões. E Juventus e Roma estão nas meias-finais da Liga Europa.
Desta forma, num cenário hipotético, se eventualmente Milan e Roma conquistarem a Liga dos Campeões e a Liga Europa e terminarem nas posições que neste momento ocupam na Serie A, seriam seis as formações transalpinas na fase de grupos.
Inglaterra
Em Inglaterra ainda não há campeão confirmado da Premier League (embora o Manchester City esteja a três pontos de revalidar o título). Ainda assim, a duas jornadas do fim, City e Arsenal já garantiram matematicamente um lugar na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões.
As outras duas vagas estão a ser disputadas entre três equipas. Newcastle e Manchcester United somam, ambos, 66 pontos, mas vindo de trás o Liverpool - em franca recuperação neste final de época - é 5.º classificado, com 62 pontos, e ainda sonha.
Alemanha
Na Bundesliga, Bayern e Borussia vão, esta época, lutar até ao fim pelo título (os bávaros lideram com um ponto de vantagem), mas os dois já carimbaram o acesso direto à fase de grupos da Champions.
As restantes duas vagas (também elas diretas), porém, ainda estão por atribuir, com três equipas a disputá-las. O Leipgig é atualmente 3.º classificado, com 60 pontos, seguido do Union Berlim, 4.º classificado, com 59. Mas o Freiburgo, com 56 pontos, ainda tem hipóteses.
Mais abaixo, o Leverkusen é 7.º classificado e já não pode chegar à Liga dos Campeões via Bundesliga, mas está aidna em prova nas meias-finais da Liga Europa e, se eventualmente conquistar essa competição, terá então direito a estar na fase de grupos da Champions 23/24 (o que ditaria a presença de cinco formações germânicas, tal como sucedeu em 2021/22).
Países Baixos
Os Países Baixos ainda terão em 2022/23 apenas duas equipas na Liga dos Campeões (passarão a ter três em 2023/24, por troca com Portugal), e só uma com acesso direto à fase de grupos. O Feyenoord garantiu neste fim de semana a conquista do título na Liga neerlandesa e selou assim, também, presença na fase de grupos da próxima edição da Champions. O PSV irá às pré-eliminatórias.
Escócia, Sérvia e Áustria
Tal como os Países Baixos, também os campeões de Escócia, Sérvia e Áustria têm acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões. Na Escócia (Celtic) e na Sérvia (Estrela Vermelha) já garantiram o título e a consequente presença nessa fase de grupos.
Na Áustria, contudo, a três jornadas do fim do campeonato, o Red Bull Salzburgo (campeão nas últimas nove temporadas) lidera com três pontos de avanço, mas ainda pode ser ultrapassado pelo Sturm Graz. Quem conquistar o título terá lugar garantido na fase de grupos da Champions 23/24, quem ficar em segundo terá de jogar as pré-eliminatórias.
Comentários