O Benfica manteve esta terça-feira acesa a luta pela passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao vencer o Celtic de Glasgow por 2-1.
Ola John fez o primeiro, Samaras empatou e Garay fez o golo que garante permite aos encarnados continuar em prova. A equipa lisboeta teve o controlo do jogo, foi superior, mas em muitos momentos perdulária, pondo em causa a continuidade na Champions. Assim, o Benfica vai a Camp Nou, em dezembro, com a possibilidade de se apurar.
Na primeira parte, o domínio do jogo foi do Benfica, com mais remates do que o Celtic. Aliás, da única vez que os escoceses chegaram à baliza encarnada fizeram golo. E depois disso e até ao apito para o intervalo, apenas mais um remate.
Ola John abriu o marcador cedo, logo aos seis minutos, depois de uma jogada de insistência de Salvio na direita. A defensiva escocesa não conseguiu ‘limpar’ e a bola sobrou para o holandês. Aos 30’, Cardozo podia ter alargado a vantagem, mas atirou à malha lateral.
O Celtic, a quem apenas bastava um empate com golos para se apurar para os oitavos de final da prova, mostrou mais uma vez o quão perigoso é nas bolas paradas. Na sequência de um canto, o grego Samaras fez de cabeça o 1-1(32’), na mesma baliza onde Charisteas desfez o sonho português de ser campeão da Europa no Euro2004.
Até ao intervalo, o Celtic armou o melhor que pode a muralha e apenas de ressalvar um remate de Salvio, aos 42’, muito perto da baliza e logo depois Forster, já no chão, defendeu novo remate encarnado, a Lima.
A segunda parte chegou com a continuação do Benfica ao ataque. O resultado a um golo deixava os encarnados automaticamente fora da Champions. Lima, aos 53’, teve a primeira grande ocasião. O brasileiro tirou Forster do caminho, mas Matthews substitui o guardião, negando o golo. Pouco depois Luisão cabeceou por cima e foi preciso esperar 13 minutos para o Benfica se recolocar na rota dos ‘oitavos’. Garay foi o autor do 2-1, que fez levantar os quase 48 mil adeptos que se deslocaram à Luz.
Os encarnados podiam ter ‘respirado’ de alívio, quando Salvio, o elemento mais desequilibrador, rematou de longe à trave. O Celtic não desistiu e nos minutos finais 'encostou' o Benfica às cordas. Valeu Artur e a falta de pontaria dos escoceses.
Com esta vitória, o Benfica iguala o Celtic no segundo lugar com sete pontos e as duas equipas deixam para a última jornada a decisão sobre qual delas segue com o Barcelona, que esta noite ganhou ao Spartak por 3-0.
Comentários