A história não sorri ao Sporting ao que a jogos em solo italiano diz respeito. A verdade é que são 17 jogos e... nenhuma vitória para o lado dos leões.
Contudo, os verdes e brancos estão num bom momento de forma e querem, por isso, dar continuidade com a passagem aos quartos de final da competição, frente a um velho conhecido.
Nesta temporada este será o quarto confronto entre Atalanta e Sporting, com os comandados de Rúben Amorim a somarem dois empates e uma derrota. Em Alvalade, na primeira mão dos oitavos de final, a verdade é que os leões começaram a vencer mas após o empate a sorte protegeu a equipa da casa, uma vez que, Franco Israel e os postes conseguiram impedir uma nova derrota frente ao emblema italiano em território luso.
Momento de forma: Leões somam onze jogos sem perder e Atalanta não vence há cinco jogos
O Sporting entra em campo com a moral em alta, uma vez que, ultrapassou, este domingo, um dos derradeiros testes do campeonato português, ao vencer o Arouca, a equipa sensação do campeonato e, principalmente, da segunda volta. Os comandados de Rúben Amorim chegam assim ao duelo com a Atalanta sem perder há onze jogos.
Na liderança do campeonato e com os olhos postos nos quartos de final, o Sporting tem de ir a Bérgamo vencer a única equipa que esta temporada conseguiu vencer em Alvalade.
O caminho na Liga Europa sofreu alguns percalços uma vez que teve de ir ao play-off de acesso aos oitavos de final, depois de ter terminado em segundo lugar do Grupo D, atrás da... Atalanta. Quis o destino que Sporting voltasse a encontrar a equipa que o relegou para o play-off de acesso à fase da competição que agora atravessa, os oitavos.
Na segunda mão, Rúben Amorim não poderá contar com Morita que não viajou para Itália com a equipa devido a síndrome febril, para além de voltar a não poder contar com Adán.
A Atalanta atravessa, neste momento, um período de cinco jogos sem vencer, somando três empates e duas derrotas. Contudo, as igualdades no marcador foram conseguidas no reduto da Juventus, na última jornada da Serie A, frente ao AC Milan no San Siro e, claro, frente ao Sporting.
O emblema de Bérgamo segue assim em sexto lugar no campeonato italiano, a um ponto da Roma, quinta classificada e a 28 do líder da Serie A, o Inter.
Histórico de confrontos: Leões querem pôr fim à 'maldição' dos jogos em solo italiano
Esta quinta-feira, será a quarta vez que Sporting e Atalanta encontram-se... só nesta temporada. Num resultado que não sorri aos leões com uma derrota e dois empates.
Temos de recuar ao século passado para encontrar o último encontro entre as duas equipas, na altura para a Taça das Taças, sem contar com esta época, claro. Na totalidade foram oito as vezes que os dois emblemas se encontraram com duas vitórias para o Sporting, três para a Atalanta e três empates. A nível de golos a equipa italiana leva a melhor com 11 tentos, mais um que a equipa da capital.
Mas, para esta eliminatória há um dado importante a ter em conta, uma vez que, o Sporting nunca conseguiu vencer em território italiano. Dos 17 jogos disputados em terreno transalpino, os leões conseguiram empatar por cinco vezes, uma delas nesta temporada.
Sendo que, segundo a história a Atalanta já conseguiu derrotar o conjunto verde e branco por duas vezes, em 1963/64 e em 1987/1988. No 18.º encontro em território italiano o Sporting tem mesmo de vencer se quiser alcançar os quartos de final, quer seja nos 90, nos 120 ou nas grandes penalidades.
Na história mais recente, a verdade é que os embates da fase de grupos da Liga Europa demonstraram duas equipas muito equilibradas, com o resultado a poder pender para qualquer uma das partes. Contudo, em Alvalade, na primeira mão, o Sporting teve dificuldades para ultrapassar a pressão e poderio italiano contando com a ajuda de Franco Israel e, dos postes, para evitar nova derrota em casa frente à Atalanta.
O que dizem os treinadores:
Rúben Amorim, do Sporting:"Este ano, já provámos que podemos vencer onde nunca vencemos, não pensamos nesse aspeto. Temos de ser melhores. Olhando para cada jogo, em Itália, faltou fazer golos em vez de acertar no poste. Comparando ao jogo de cá, acho que eles foram superiores nos duelos e isso, numa equipa que leva o jogo muito para esse lado, é muito importante. Já os conhecemos, no encaixe da pressão estamos cada vez melhores. Vamos limar essas pequenas coisas e tentar vencer o jogo"
Gian Piero Gasperini, da Atalanta: "Vamos manter a ideia de jogo. Os resultados não têm aparecido, mas a equipa está a jogar bem e amanhã será um dia especial, um jogo diferente, não sabemos se com 90, 120 minutos… importa sobretudo a concentração. Sem isso não vamos conseguir seguir em frente. Existem vários detalhes que foram estudados, mas este será o quarto jogo com o Sporting, equipas já se conhecem, importante é manter a concentração, porque nestes jogos os erros pagam-se caro".
Equipa de arbitragem:
O Conselho de Arbitragem da UEFA nomeou o árbitro suíço Sandro Scharer para o embate a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, contando com os compatriotas Bekim Zogaj e Jonas Erni como árbitros assistentes e Lucas Fahndrich como quarto árbitro. Fedayi San vai estar no videoárbitro, tendo como assistente Lionel Tschudi.
A Atalanta recebe o Sporting, no Estádio de Bérgamo, nesta quinta-feira, em jogo a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, com início marcado para as 20h e pode ser acompanhado, AO MINUTO, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários