Depois da tempestade, vem a bonança... já dizia o ditado português e, pelo menos, é isso que esperam os benfiquistas depois de uma semana de aniversário para esquecer.
As águias voltam a entrar em campo, agora para a Liga Europa, apenas com uma opção em mente: ganhar. Depois da derrota em Alvalade e o desaire no dragão a equipa de Roger Schmidt está entre a espada e a parede e é necessário deixar uma boa figura na Luz.
O Benfica quer voltar a encontrar o caminho para a vitória frente ao Rangers, que na última jornada voltou a conhecer o sabor da derrota ao fim de onze jornadas a vencer, nove delas a contar para o campeonato escocês.
Momento de forma: Depois da tempestade, a bonança encarnada?
O Benfica recebe o Rangers, depois de uma derrota pesada no Dragão, por 5-0, e que marcou o regresso às vitórias na I Liga. Ainda na semana passada, no dérbi eterno, a equipa de Roger Schmdit também saiu derrotada de Alvalade, por 2-1, a contar para a Taça de Portugal.
Mas, o Benfica quer dar a volta ao momento complicado e para isso tem de vencer o Rangers na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.
Por sua vez, depois de ter caído na Liga dos Campeões, face ao terceiro lugar no grupo D, atrás do Inter e da Real Sociedad, os encarnados tiveram de superar o Toulouse, para aceder aos oitavos de final da competição. As águias venceram em Lisboa, por 2-1, e em território francês tiveram de sofrer para conseguir assegurar a passagem à próxima fase da competição europeia.
Depois de ter utilizado um ataque móvel, em Alvalade, frente ao Sporting, com Rafa como o elemento mais avançado da frente de ataque, Roger Schmidt voltou a apostar num avançado fixo, no Dragão, com Tengstedt na frente. Contudo, após o desaire é provável que o técnico alemão volte a mexer na equipa que vai ser titular frente ao Rangers.
A única baixa para a receção à equipa escocesa é Juan Bernat, que continua a recuperar de uma lesão, uma vez que Alexander Bah já treinou, sem condicionamentos, na manhã de quarta-feira.
Em primeiro lugar no campeonato escocês, o Rangers vem à Luz após uma derrota frente ao Motherwell, por 2-1, que quebrou um período de onze jogos seguidos a vencer.
Na Liga Europa, o Rangers foi líder do Grupo C, à frente do Sparta, do Bétis e do Limassol, com onze pontos, resultado de três vitória, dois empates e uma derrota, frente ao clube do Chipre, por 2-1.
Histórico de confrontos:
Benfica e Rangers apenas se defrontaram por duas ocasiões, por coincidência também a contar para a Liga Europa, mas para a fase de grupos da competição na temporada 2020/2021, com os dois encontros a terminarem num empate.
Na única visita à Luz, verificou-se um empate, por 3-3, num jogo marcado pela expulsão de Otamendi, aos 19 minutos, já com 1-0 na marcador. Contra 10, o Rangers conseguiu virar para 1-3, mas, na parte final, Rafa e Darwin conseguiram segurar o empate.
Por sua vez, aa Escócia, o Rangers também teve dois golos de avanço (2-0), mas um autogolo de Tavernier e um golo de Pizzi voltaram a dar novo empate frente à equipa de Glasgow.
Contudo, frente a equipas escocesas o histórico sorri ao Benfica, uma vez que 12 jogos, as águias somam seis vitórias, três empates e três derrotas. Os encarnados já bateram o Celtic e o Hearts, sempre em jogos a contar para a Liga dos Campeões.
O último duelo frente a equipas escocesas foi mesmo frente ao Rangers, sendo que, em partidas a eliminar, é a terceira vez que defronta emblemas escoceses, depois de ultrapassar o Hearts, rumo ao título europeu de 1960/61, frente ao Celtic, em 1969/70.
As maiores vitórias das águias foram frente ao Celtic, por 3-0, na temporada 2006/2007 e, frente ao Hearts, também por 3-0, em 1960/61. A nível de golos também são os encarnados a levar a melhor com 19 tentos, frente aos 14 apontados pelas equipas da Escócia.
Já o Rangers disputou oito eliminatórias com equipas portuguesas tendo sido eliminada apenas uma vez, frente ao FC Porto, na Taça das Taças de 1983/84. Em solo luso, a formação escocesa conta três vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
O que dizem os treinadores:
Roger Schmidt, treinador do Benfica: "É uma competição diferente, a terceira em sete dias. Sabemos que nesta competição e nos oitavos de final temos adversários muito complicados. O Rangers é uma boa equipa. Jogam de forma direta com muitas transições. Exploram a profundidade e temos de aceitar este estilo de jogo. Têm muita intensidade. Temos de mostrar um desempenho completo. E temos de usar a vantagem de jogar em casa. Temos de ter uma boa reação depois de domingo"
Philippe Clément, treinador do Rangers: "Acredito que podemos fazer história. Espero ter um excelente desempenho. Estamos muito motivados. Queremos vencer. Se tivermos de defender o resultado, nos últimos minutos, também iremos fazê-lo. Depois, teremos uma segunda oportunidade em casa, mas para já não quero pensar nisso. Quero que o plantel esteja focado no jogo de amanhã [quinta-feira]"
Equipa de arbitragem:
O Conselho de Arbitragem da UEFA nomeou o árbitro Tobias Stieler para o embate a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, contando com os compatriotas Christian Gittelmann e Robert Kempter como árbitros assistentes e Harm Osmers como quarto árbitro. Marco Fritz vai estar no videoárbitro, com assistência de Soren Storks.
O Benfica recebe o Rangers, no Estádio da Luz, nesta quinta-feira, em jogo a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, com início marcado para as 20h e pode ser acompanhado, AO MINUTO, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários