A Opta, plataforma especializada em análise de dados publicou um estudo que deixa Benfica e Sporting de fora do lote de favoritos à conquista da Liga Europa. Segundo a mesma plataforma, Liverpool e Leverkusen são mesmo os principais candidatos à conquista da competição, com uma percentagem de 29,9 e 21,7, respetivamente.

O AC Milan, clube onde joga Rafael Leão, completa o pódio com 9,2% de possibilidades de levantar o troféu da segunda prova mais importante da UEFA.

As duas equipas portuguesas ainda presentes na competição só surgem depois do quarto lugar, sendo que o Benfica reúne 7,3% de probabilidade de vencer a Liga Europa, enquanto o Sporting só tem 5,5%.

Numa análise que se cinge aos oitavos de final da prova, e já depois do Sporting ter empatado com a Atalanta (1-1) no jogo da primeira mão, a Opta considera que os leões têm 50,8% de possibilidades de chegar aos quartos de final.

Já o Benfica, que esta noite mede forças com o Rangers, no Estádio da Luz, antes de visitar Glasgow na próxima semana, tem 70,4% de hipóteses de carimbar o acesso à fase seguinte.

A equipa que, estatisticamente, tem menos hipóteses de se sagrar vencedora é mesmo o Qarabag, clube do Azerbaijão que eliminou o SC Braga no play-off de acesso a esta fase, com apenas 0,1% de chances.