Apesar de os resultados da semana passada terem sido idênticos, o "sabor" foi diferente para os rivais lisboetas: O Benfica concedeu a igualdade 1-1 no último minuto, na Luz, e ficou obrigado a marcar em França, enquanto o Sporting arrancou um precioso "nulo" em Espanha e decidirá a qualificação perante o seu público.
Num encontro muito equilibrado, os "encarnados" marcaram aos 76 minutos, por intermédio de Maxi Pereira, mas o golo de Ben Arfa, aos 90, deixou o Marselha em melhor posição para se desforrar da eliminação na meia-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1989/90.
O golo polémico do avançado angolano Vata, marcado com a mão, aos 83 minutos, eliminou os franceses e colocou o Benfica na final da mais importante prova continental de clubes, que os "encarnados" perderam para o AC Milan.
Em Marselha, no embate da segunda “mão” dos "oitavos", o Benfica está obrigado a marcar para evitar a eliminação, pois o empate sem golos qualifica os marselheses, que têm como treinador Didier Deschamps, um dos jogadores derrotados há 20 anos.
Actual líder do campeonato português, que o Benfica já não ganha há cinco anos, o treinador do Benfica, Jorge Jesus, já relativizou a importância da Liga Europa e o jogo de França surge três dias antes de defender o título na Taça da Liga frente ao rival FC Porto.
A situação do Sporting é um pouco mais favorável, uma vez que recebe o Atlético de Madrid depois de ter arrancado um promissor empate 0-0 na capital espanhola e está moralizado pela sucessão de bons resultados.
Os "leões" estão privados de dois habituais titulares da sua defesa, o lateral esquerdo Grimi e o central Tonel, que foram expulsos em Madrid, mas até a estatística favorece o clube de Alvalade.
O Atlético Madrid foi afastado em quatro dos cinco confrontos europeus com equipas portuguesas e a única que conseguiu eliminar foi o FC Porto, há 46 anos, na extinta Taça das Cidades com Feiras (1963/64).
O encontro do Benfica em Marselha começa às 18:00 (hora de Lisboa), no estádio Vélodrome, enquanto a recepção Sporting ao Atlético de Madrid inicia-se às 20:05, no Estádio José Alvalade.
Entre os restantes embates da ronda europeia, destacam-se o Fulham-Juventus (1-3 na primeira “mão”), o Werder Bremen-Valência (1-1) e o Liverpool-Lille (0-1).
Programa da segunda “mão” dos oitavos de final:
- Quinta-feira, 18 de Março:
Marselha, Fra - BENFICA, POR (1-1 na primeira “mão”), 18:00.
Standard Liège, Bel - Panathinaikos, Gre (3-1), 18:00.
Fulham, Ing - Juventus, Ita (1-3), 18:00.
Werder Bremen, Ale - Valência, Esp (1-1), 18:00.
Anderlecht, Bel - Hamburgo, Ale (1-3), 20:05.
Wolfsburgo, Ale - Rubin Kazan, Rus (1-1), 20:05.
SPORTING, POR - Atlético Madrid, Esp (0-0), 20:05.
Liverpool, Ing - Lille, Fra (0-1), 20:05.
Comentários