22 anos depois da página histórica de Highbury Park, o Benfica voltou a vencer em Londres, com o triunfo desta quinta-feira sobre o Tottenham, por 3-1.
Um resultado idêntico ao que os encarnados conseguiram diante do Arsenal em 1992, num jogo decidido no prolongamento, e onde o histórico 'bis' de Isaías foi ontem recriado por Luisão, no seu 102º jogo com a camisola do Benfica em jogos europeus.
O clube da Luz conseguiu sair vencedor pela quarta vez em 17 partidas em Inglaterra, tendo esta história começado a ser escrita nesse triunfo sobre os gunners, a 6 de novembro de 1992, sob a orientação de Sven-Goran Eriksson.
Nesse dia, o golo de Kulkov e o 'bis' de Isaías superaram o favoritismo inglês no seu antigo estádio de Highbury Park. Seria preciso esperar mais 14 anos até nova vitória em Inglaterra, tendo a vítima sido o Liverpool (0-2), em 2006, sob o comando de Ronald Koeman.
Jorge Jesus foi já o responsável pelo terceiro triunfo, ao ver o Benfica bater o Everton por 2-0, em 2009/10.
Ontem, em White Hart Lane, foram os três mil adeptos benfiquistas a fazer a festa, com os golos de Rodrigo e Luisão diante do Tottenham. Os 'spurs' foram anulados em toda a linha por uma atuação inteligente e confiante dos encarnados, que apenas conseguiram atenuar os estragos com um livre perfeito de Eriksen.
A segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa está agendada para a próxima quinta-feira.
Comentários