A Roma, treinada por José Mourinho, venceu hoje em casa o Bayer Leverkusen (1-0), na primeira mão das meias-finais da Liga Europa de futebol, na noite em que Rui Patrício se isolou como recordista de jogos na prova.

Um golo de Bove, aos 63 minutos e após remate do inglês Abraham, chegou para fazer a diferença no Olímpico de Roma, em que a equipa do treinador português criou mais oportunidades de golo e fez valer o fator casa.

Titular na baliza dos romanos, o internacional luso, de 35 anos, chegou aos 67 jogos na segunda competição de clubes europeus, entre partidas por Sporting, Wolverhampton e Roma, e isolou-se em relação ao sérvio Aleksandar Dragovic, que soma 66. Daniel Carriço está no terceiro lugar, com 61.

Hoje, e apesar da superioridade alemã na posse de bola, a formação orientada pelo espanhol Xabi Alonso pouco incomodou Patrício, mesmo com o recuo no campo da equipa italiana depois do golo.

As duas equipas voltam a encontrar-se em 18 de maio, daqui a uma semana, na Alemanha, com José Mourinho a um passo de nova final europeia, depois de ter vencido com a Roma a Liga Conferência Europa na época transata, somando-a a duas Ligas dos Campeões, uma Liga Europa e uma Taça UEFA.