O diretor desportivo do Bayer Leverkusen, Rudi Voller, considerou hoje que o Sporting será um "grande desafio" e que a equipa alemã "terá necessidade de dar tudo" para poder passar aos oitavos de final da Liga Europa de futebol.

O sorteio dos 16 avos de final da prova hoje realizado em Nyon ditou que o Sporting se cruze no caminho do Bayer Leverkusen, que foi relegado da Liga dos Campeões por ter ficado em terceiro lugar no grupo E, vencido pelo FC Barcelona, seguido da AS Roma, estando a primeira mão programada para dia 18 de fevereiro, em Alvalade, e a segunda para 25 do mesmo mês, no Bay Arena.

"O Sporting está no topo do campeonato português, acima do FC Porto e do Benfica. Será um grande desafio para nós e teremos de dar tudo para seguir em frente. Penso que será uma eliminatória equilibrada, mas temos uma pequena vantagem pelo facto de estarmos longe do primeiro lugar", disse o antigo craque alemão, campeão do mundo, que formou com Jurgen Klinsman uma dupla que fez furor na década de noventa, em declarações ao sítio do clube.

O Bayer Leverkusen é o atual sexto classificado da Bundesliga, com 24 pontos, a 19 do líder Bayern de Munique.

Já o diretor executivo do Bayer Leverkusen, Michael Schade, que esteve presente no sorteio, qualificou o resultado deste como "interessante" e considerou que o Sporting será um "adversário duro".

"Têm de ser bons para estarem a liderar a Liga portuguesa, mas nós queremos seguir para a próxima ronda e estamos confiantes de que o conseguiremos", disse Schade, logo após o sorteio.

O Bayer Leverkusen defrontou ter duas vezes antes Sporting na Liga dos Campeões, a primeira em 1997/98, numa eliminatória que se saldou com duas vitórias dos germânicos, em Alvalade por 2-0, e no Bay Arena, na segunda mão, por 4-1.

A segunda vez aconteceu em 2000/2001, com os alemães a vencerem em casa por 3-2 e a empatarem sem golos, em Alvalade.