O avançado português Jota regressou ao futebol europeu e vai representar os franceses do Rennes por três temporadas, até 2027, após um ano nos árabes do Al-Ittihad, anunciou hoje o clube gaulês, através do sítio oficial.

“Natural de Portugal, João Filipe, conhecido como Jota, integra os 'rubro-negros' até 2027, vindo do Al-Ittihad. Com perfil ofensivo e extremo talentoso, o ex-futebolista do Benfica destacou-se em Glasgow, por ser particularmente brilhante no Celtic. Este é um novo trunfo importante para a linha de ataque de Julien Stéphan [treinador]”, lê-se na nota.

O extremo, de 25 anos, apontou cinco golos em 29 partidas pelo Al-Ittihad, após duas temporadas de sucesso nos escoceses do Celtic, com 28 tentos e 26 assistências em 83 encontros realizados, sendo que, na primeira época, ainda estava cedido pelo Benfica.

Acompanhe as últimas movimentações do mercado de transferências AO MINUTO

As ‘águias’, nas quais Jota efetuou toda a formação e se estreou como sénior, tinham emprestado o dianteiro anteriormente aos espanhóis do Valladolid, sendo que, pela equipa principal do clube da Luz, Jota contabilizou 34 duelos, com dois golos, conquistando um campeonato (2018/19) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2019).

“Estou muito feliz por estar aqui e de participar num projeto ambicioso com jogadores talentosos. Foi uma oportunidade maravilhosa para mim. O clube tem tido resultados muito bons nas últimas temporadas. Vamos todos lutar para levar o Stade Rennais de volta ao topo da tabela. Chego com muita vontade”, frisou o internacional sub-21 luso.

O Rennes concluiu a derradeira época na 10.ª posição do campeonato francês e, após somente duas jornadas realizadas na presente edição da Ligue 1, ocupa atualmente o oitavo posto, com três pontos.