O Lille, treinado por Paulo Fonseca, falhou hoje a qualificação para a Liga Europa, num encerramento da Liga francesa de futebol em que Lionel Messi se despediu do campeão Paris Saint-Germain entre assobios e o Auxerre foi despromovido.

O Lille entrou na 38.ª e última jornada da época 2022/23 no quarto lugar, que proporcionava o apuramento para a próxima edição da Liga Europa, mas empatou 1-1 em Troyes e foi ultrapassado pelo Rennes, que se impôs por 2-1 em Brest.

O técnico português Paulo Fonseca foi ‘traído’ pelo compatriota Rony Lopes, que marcou aos 72 minutos o golo do empate do Troyes, penúltimo colocado e há muito despromovido, depois de o Lille ter inaugurado o marcador, aos 52, por Bafode Diakite, num jogo em que o defesa luso José Fonte foi totalista nos visitantes.

O Rennes aproveitou o deslize do Lille, que terminou no quinto lugar e terá de disputar a fase de qualificação para a Liga Conferência Europa, triunfando na visita ao Brest (14.º colocado), graças a dois golos marcados na primeira parte por Benjamin Bourigeaud.

O Lille concluiu a Ligue 1 a um ponto do Rennes e com dois de vantagem sobre o Mónaco, que também tinha possibilidade de terminar em um dos lugares de acesso às provas europeias, mas fez ainda pior e perdeu por 2-1 na receção ao Toulouse (13.º), acabando no sexto lugar.

Em Paris, poucas horas após o Paris Saint-Germain ter anunciado que Lionel Messi deixaria o clube no fim da temporada, o avançado argentino foi saudado com um coro de assobios, que se mantiveram durante o encontro e subiram de intensidade quando desperdiçou um passe para golo de Kylian Mbappé, com o resultado em 2-2.

Os anfitriões até pareciam lançados para um fim de campeonato tranquilo, chegando ao 2-0 por intermédio do espanhol Sérgio Ramos, que também está de saída, aos 16 minutos, e de Mbappé, aos 21, de grande penalidade, mas os visitantes reduziram de imediato, por Johan Gastien, aos 24.

O Clermont poderia ter igualado aos 37 minutos, se Grejohn Kyei tivesse convertido um castigo máximo, mas não deixou de restabelecer o empate ainda antes do intervalo, aos 45+1, pelo argelino Mehdi Zeffane, consumando a reviravolta na segunda parte, com Kyei a redimir-se do penálti desperdiçado, aos 63.

Os internacionais portugueses Danilo Pereira e Vitinha foram titulares na festa pouco animada do bicampeão francês (vencedor de nove dos últimos 11 campeonatos), com o médio a ser substituído pelo compatriota Renato Sanches pouco depois do intervalo.

Na cauda da classificação, o Auxerre perdeu em casa com o vice-campeão Lens, por 3-1, e caiu para o 17.º lugar, assinando a despromoção ao segundo escalão, acabando por ser ultrapassado sobre a meta pelo Nantes, que ganhou por 1-0 na receção ao lanterna-vermelha Angers.

Os portugueses Nuno Tavares e Vitinha foram suplentes utilizados pelo Marselha e não evitaram a derrota do terceiro classificado no reduto do Ajaccio, também já ‘condenado’ à descida de divisão, por 1-0, enquanto o compatriota Anthony Lopes foi titular na derrota do Lyon (sétimo) em Nice (nono), por 3-1.