O Costa do Sol cimentou hoje a liderança do principal campeonato moçambicano de futebol, ao vencer no reduto do Textáfrica por 1-0, passando a somar 54 pontos, após a 25ª jornada do ‘Moçambola’.

O golo da equipa ‘canarinha’ surgiu aos 27 minutos, através do avançado Isac, contra a corrente de jogo, uma vez que a ‘equipa fabril’ tinha mais posse de bola e maior iniciativa atacante.

Apesar de ter sofrido o golo, o conjunto da casa continuou ativo, procurando o empate, que só não apareceu porque o guarda-redes do Costa do Sol, Vítor, esteve atento.

No final, Horácio Gonçalves destacou a entrega dos seus jogadores, assumindo o objetivo de encarar os quatro jogos que faltam para terminar a prova como "autênticas finais".

"Temos essa humildade, respeitámos o adversário, um Textáfrica que é uma excelente equipa e que tem um treinador que sabe pôr a equipa a jogar da melhor forma", disse Gonçalves.

Por seu turno, o treinador da equipa ‘fabril’ elogiou a atitude dos seus jogadores, lamentando a falta de eficácia do setor atacante.

"O futebol em alta competição é isto: na única oportunidade que o Costa do Sol teve, fez golo. Lutámos e demos tudo o que tínhamos, mas faltou serenidade e calma aos rapazes", declarou Aleixo Fumo.

Com o triunfo de hoje, a equipa canarinha alarga, provisoriamente, a vantagem, para seis pontos, sobre o segundo classificado, Songo, que tem 48 pontos e menos dois jogos.

Os ‘hidroelétricos’ não atuaram este fim de semana para o ‘Moçambola’, uma vez que jogam hoje em Maputo contra o Bidvest, da África do Sul, em partida da primeira mão do jogo de qualificação para a fase de grupos da Taça CAF, a segunda maior prova continental.

A cinco jornadas do fim da prova máxima do futebol moçambicano, o Costa do Sol, treinado pelo português Horácio Gonçalves, vai tentar manter a série vitoriosa que vem registando desde o início da segunda volta, para poder consolidar as aspirações a mais um título.

O Costa do Sol é a equipa que mais campeonatos ganhou em Moçambique, somando, no total, nove troféus, desde a disputa da primeira edição da prova, em 1976 e conta também com o maior número de troféus da Taça de Moçambique, com 13.

Resultados da 25ª jornada:

- sexta-feira, 25 out:

Desportivo de Maputo - Chibuto, 2-0

- sábado, 26 out:

ENH - Desportivo de Nacala, 2-1

Ferroviário de Nacala - Baía de Pemba, 1-0

Liga Desportiva - Maxaquene, 3-2

- domingo, 27:

Textáfrica - Costa do Sol, 0-1

Ferroviário de Maputo - UD Songo (a)

Ferroviário da Beira - Têxtil do Púnguè, 0-1

Incomáti - Ferroviário de Nampula, 0-0

(a) adiado

Classificação:

1. Costa do sol, 54

2. Songo, 48 **

3. Ferroviário da Beira, 39

4. Ferroviário de Maputo 38 *

5. Textáfrica, 35

6. Chibuto, 33

7. Desporitvo de Nacala, 33

8. ENH, 33

9. Liga Desportiva, 33

10. Incomati, 32 *

11. Ferroviário de Nacala, 32

12. Desportivo de Maputo, 32

13. Maxaquene, 29

14. Ferroviário de Nampula, 29

15. Baía de Pemba 22

16. Têxtil do Púnguè, 19