A Liga Muçulmana conquistou na noite deste domingo a Taça Moçambique em futebol, ao derrotar na final o Costa do Sol por uma bola sem resposta. O único golo dos Muçulmanos foi apontado por Telinho a passagem do minuto 75.
É a primeira vez que a Liga Muçulmana ganha este troféu, depois de em 2010 e 2011 ter conquistado o Moçambola, o Campeonato Moçambicano de Futebol.
Este é o primeiro título conquistado em Moçambique pelo treinador Português, Litos, que chegou a Liga Muçulmana a meio da época.
A final desta noite foi um belo jogo de futebol, sobretudo na segunda parte, coroada com um golo de belo efeito apontado por Telinho. O jogador anunciou, no final da partida, a sua saída do futebol moçambicano, estando de malas aviadas para o estrangeiro.
O jogo entre os Muçulmanos e “Canarinhos” foi negativamente marcado pela expulsão do treinador do Costa do Sol, o português Diamantino Miranda, após troca de palavras com a equipa de arbitragem. Quem também foi expulso foi o treinador-adjunto da Liga Muçulmana, Sérgio Faife, por comportamento incorreto.
Litos considerou que a sua equipa foi «uma justa vencedora» e disse que os seus jogadores «fizeram história como os primeiros que conseguiram uma Taça de Moçambique para a Liga Muçulmana».
O treinador português admitiu que poderá continuar no comando da equipa, que, graças a esta vitória, vai para as Afrotaças.
Esta partida marcou o encerramento da época 2012 de futebol, sendo que já são conhecidos os representantes de Moçambique nas Afrotaças. O Maxaquene vai jogar a fase de acesso a Liga dos Campeões Africanos, enquanto a Liga Muçulmana vai disputar a fase preliminar da Taça CAF, também denominada Taça Nelson Mandela.
Comentários