
O fundo soberano da Arábia Saudita (PIF) tornou-se patrocinador do Mundial de Clubes, cuja primeira edição com 32 equipas acontecerá de 14 de junho a 13 de julho nos Estados Unidos, anunciou a FIFA na quinta-feira (5).
"Esta colaboração expande a presença global do PIF no mundo desportivo e demonstra um compromisso conjunto com a FIFA com o crescimento do futebol [...] e foca especialmente nos jovens, oferecendo-lhes oportunidades diversas e apoiando os esforços da FIFA para desenvolver o futebol de base", afirmou o organismo que rege o futebol mundial, em comunicado, sem fornecer mais detalhes.
"Após o anúncio de nossa colaboração com a Concacaf [Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas] no ano passado, e alinhados com os nossos investimentos contínuos no apoio ao futebol, confirmamos a nossa posição na vanguarda do desenvolvimento do desporto no mundo. Estamos a abrir caminhos para o crescimento do desporto em todo o planeta", disse Mohammed al Sayyad, chefe da marca PIF.
Este patrocínio mostra os laços cada vez mais estreitos entre a FIFA e a Arábia Saudita, que vai receber o Campeonato do Mundo de 2034.
O PIF, através da sua subsidiária desportiva SURJ Sports Investment, também detém uma participação na plataforma de streaming DAZN, a televisão oficial do Mundial de Clubes, por um montante superior a mil milhões de dólares.
Projeto da FIFA, apesar da oposição de alguns dos principais jogadores devido à sobrecarga do calendário internacional, o Mundial de Clubes reunirá 32 clubes em solo americano pela primeira vez, um ano antes do Campeonato do Mundo de seleções de 2026, que será realizada em Estados Unidos, México e Canadá.
A FIFA conta com o apoio dos principais clubes europeus para esta competição, através da poderosa e influente Associação Europeia de Clubes (ECA).
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