É já esta sexta-feira, dia 13 de dezembro, que as seleções europeias irão ficar a conhecer a sua sorte na luta por um lugar no Mundial de 2026.

Serão conhecidos os grupos de apuramento, com Portugal à espera de saber em qual dois grupos será colocado. Tudo irá depender da vitória ou não na eliminatória dos quartos de final da Liga das Nações, contra a Dinamarca. É nessa altura que saberá os seus adversários.

As seleções que chegarem às 'meias' jogarão um grupo de apuramento para o Mundial2026 apenas com quatro equipas e iniciarão a sua campanha em setembro de 2025.

Como funciona a fase de qualificação?

Todas as seleções europeias ficam dividas por 12 grupos de quatro ou de cinco equipas. Os vencedores de cada grupo qualificam-se automaticamente para o Mundial.

Os 12 segundos classificados disputam um play-off de qualificação, onde também marcam presença as quatro melhores equipas que venceram os respetivos grupos da Liga das Nações e que terminaram fora dos dois primeiros lugares na qualificação para o Mundial.

Estas 16 equipas irão disputar um playoff, com vários caminhos e onde também se contam meias-finais e finais, e todas irão ser jogadas a uma mão. Este sistema já foi aplicado no Euro 2024.

Onde decorre o sorteio?

O sorteio, que vai decorrer em Zurique, na Suíça, a partir das 11h00 (hora em Lisboa), vai para já apontar Portugal, que está no Pote 1, para dois grupos, ficando a colocação final confirmada apenas após o duelo com os dinamarqueses.

Porque é que Portugal pode calhar num grupo de quatro ou cinco equipas?

Caso vença a Dinamarca e garanta um lugar no playoff, cero é que Portugal integre um grupo de quatro e que fará a fase de qualificação apenas em setembro, outubro e dezembro. Se perder com os dinamarqueses, Portugal pode cair num grupo de cinco seleções, embora um de quatro seja possível, e pode arrancar logo a qualificação em junho.

Que seleções inclui um grupo 5

Um grupo de cinco incluirá sempre equipas do pote 5, como Gibraltar, Liechtenstein e São Marino, Moldova, Malta, Andorra.

Que equipas Portugal vai evitar no grupo de qualificação?

Já é certo que Portugal não defronta Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Suíça, Croácia, Dinamarca, França e Áustria, equipas que também estão colocadas no pote de cabeças de série.

Quando é o arranque dos jogos?

Os grupos, que são de 12, de cinco equipas arrancam a campanha de qualificação em março de 2025. Os grupos de quatro só arrancam a participação em setembro. Portugal só irá conhecer os dois caminhos possíveis na fase de qualificação europeia para o Mundial

Alargamento da competição

Devido ao alargamento da competição que conta agora com 48 seleções, 16 delas da Europa, o novo formato terá 12 grupos.

Quais são os potes de qualificação europeia para o Mundial 2026

Pote 1: Portugal, França, Espanha, Inglaterra, Países Baixos, Bélgica, Itália, Alemanha, Croácia, Suíça, Dinamarca e Áustria

Pote 2: Ucrânia, Suécia, Turquia, País de Gales, Hungria, Sérvia, Polónia, Roménia, Grécia, Eslováquia, República Checa e Noruega

Pote 3: Escócia, Eslovénia, Irlanda, Albânia, Macedónia do Norte, Geórgia, Finlândia, Islândia, Irlanda do Norte, Montenegro, Bósnia e Herzegovina e Israel

Pote 4: Bulgária, Luxemburgo, Bielorrússia, Kosovo, Arménia, Cazaquistão, Azerbaijão, Estónia, Chipre, Ilhas Faroé, Letónia e Lituânia

Pote 5: Moldova, Malta, Andorra, Gibraltar, Liechtenstein e São Marino

Onde vai ser realizado o próximo Mundial de 2026?

O próximo Mundial será realizado em três países diferentes: México, Estados Unidos e Canadá. Os dois primeiros já foram sede de mundiais, enquanto o Canadá pela primeira vez vai receber o maior torneio de seleções do planeta.