Portugal acaba de se sagrar campeão do Mundo de futebol em sub-17. Os jovens lusos venceram na final a Áustria por 1-0, golo de Anísio Cabral, no 1.º tempo.

Portugal consegue um feito que estava na posse da Alemanha, seleção que juntou o Europeu ao Mundial de sub-17 no mesmo ano.

Este é o terceiro título mundial de Portugal nos escalões jovens em quatro finais, depois das conquistas no escalão de sub-20 (1989, 1991) e na final perdida em 2011, também nos sub-20. 

FOTOS: As melhores imagens do Portugal-Áustria

O mesmo onze para a história

No Khalifa International Stadium, em Doha, o selecionador Bino Maçães apostou no mesmo onze que entrou na meia-final diante do Brasil (0-0 nos 90 minutos, 6-5 nas grandes penalidades) para tentar o inédito título para Portugal. Depois do Europeu conquistado há seis meses, o título Mundial seria a cereja em cima do bolo para esta nova fornada de craques do futebol português.

Portugal entrou bem no jogo e criou perigo, logo aos três minutos. Lançado em profundidade, Mateus Mide assistiu Duarte Cunha e calcanhar para um remate ao lado. No segundo lance de perigo, a bola entrou na baliza, mas foi anulado. Passe longo para Duarte Cunha, que empurrou um defensor antes de marcar. O árbitro peruano Roberto Perez Gutierrez assinalou falta ofensiva.

Os austríacos criaram perigo num lance onde Martim Chelmik ia entregando o ouro ao bandido, aos 14 minutos. O central parecia ter a bola controlada na área, mas deixou-a escapar para Hasan Deshihsku que rematou contra o corpo do guardião Romário Cunha. Em nova recarga, foi Mauro Furtado a desviar o tiro de Moser, para canto.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Depois de tantas ameaças, Portugal marcou finalmente, aos 32 minutos. Lance muito bem trabalhado na direita, com Mateus Mide a lançar Duarte Cunha na área, este centrou para Anísio desviar à boca da baliza. Os austríacos pediram revisão da jogada (vídeo Challenger) devido ao posicionamento do avançado, mas o juiz do encontro, após rever o lance, confirmou o sétimo golo de Anísio na prova. À terceira tentativa, o avançado luso não falhou.

Áustria reage, Portugal aguenta e faz a festa

Após o intervalo, os austríacos entraram melhores, na tentativa de empatar a final. Hasan Deshihsku disparou aos 48, para defesa de Romário Cunha, para canto. Aos 53, novamente o guardião Romário Cunha a intervir, agora a remate de Jozepovic.

Era importante ter bola, que os extremos fossem capaz de levar o jogo para a frente. Stevan Manuel estava a perder frescura, com algumas perdas de bola, Anísio Cabral, muito marcado, não conseguia aparecer. Mas aos 62, saiu da sua zona e, descaído para a direita, fez um centro milimétrico para a cabeça do baixinho Mateus Mide que por pouco não marcava. O desviou saiu ligeiramente ao lado.

Aos 66 minutos, o selecionador nacional Bino Maçães refrescou as alas com as entradas de João Aragão e Yoan Pereira nos lugares de Stevan Manuel e Duarte Cunha.

Dois minutos depois, José Neto, o lateral goleador desta equipa, ameaçou o 2-0 num remate de primeira na área, que saiu ao lado, após corte defeituoso da defensiva austríaca.

O jogo caiu de intensidade com o passar dos minutos, com Portugal a ter mais cautelas nas saídas e a Áustria incapaz de criar perigo em jogo organizado. O selecionador nacional aproveitou para refrescar o ataque e a zona intermédia com Tomás Soares e Santiago Verdi nos postos de Rafael Quintas e Mateus Mide.

A Áustria apostou no jogo direto nos últimos minutos, com Portugal a ter dificuldades em ter bola. O selecionador da Áustria lançou um avançado alto e um defesa central para jogar na frente, para apostar tudo no futebol mais físico.

Aos 85, o recém-entrado disparou na área, a bola bateu no poste, passou por detrás de Romário Cunha e foi afastado por um defensor.

Nos minutos finais, foi segurar a bola, sofrer mais um pouco, antes da festa

Portugal junta o título europeu ao Mundial e é campeão do Mundo de sub-17 pela primeira vez.

Ficha de jogo

Final do Campeonato do Mundo FIFA Sub-17 de 2025

Estádio Internacional Khalifa, Doha, Qatar

Resultado final: Portugal - Áustria

Árbitro Principal: Roberto Bruno Pérez Gutierrez (PER)

Árbitros Assistentes: Leonor Soto (PER) e Jose Castillo (PER)

4ºÁrbitro: Jasper Vergoote (BEL)

Portugal (11 inicial): Romário Cunha (GR), Daniel Banjaqui, Martim Chelmik, Mauro Furtado, José Neto, Rafael Quintas - CAP., Bernardo Lima, Mateus Mide, Duarte Cunha, Stevan Manuel e Anísio Cabral

Suplentes de Portugal: Alex Tverdohlebov (GR), David Rodrigues (GR), Gabriel Dbouk, Yoan Pereira, Ricardo Neto, Santiago Verdi, Zeega, Tomás Soares, Miguel Figueiredo e João Aragão

Treinador: Bino Maçães

Disciplina: cartão amarelo para Bernardo Lima (40')

Áustria (11 inicial): Daniel Posch (GR), Rafael Feldinger, Jakob Pokorny - CAP., Ifeanyi Ndukwe, Nicolas Jozepovic, Jakob Werner, Hasan Deshishku, Luca Weinfandl, Johannes Moser e Florian Hofman

Suplentes da Áustria: Paul Scharner (GR), Christof Katzmayr (GR), Sergej Savic, Emil Ganser, Julian Halmich, Loris Husic, Vasilije Markovic, Daniel Fraduscher, Filip Aleksic, Dominil Dobis e Kenny Nzoganf

Treinador: Hermann Stadler