O ex-futebolista Pepe disse hoje que gostava de ser 10 anos mais novo para poder disputar o Mundial2030 em Portugal, que acredita pode erguer o troféu no torneio que vai coorganizar com Espanha e Marrocos.
“Estava ali dentro [na cerimónia], queria ter menos 10 anos para poder disputar este Mundial, que tenho certeza que vai ser incrível. Mas acredito que Portugal possa sair [vencedor]. Esperamos que seja o próximo agora, que é melhor para nós todos, mas que em casa possamos dar uma alegria ao nosso povo e que possamos conquistar este título”, assumiu.
Após um evento na Cidade do Futebol, em Oeiras, em que foi visionada a votação da atribuição da organização do Mundial, Pepe disse estar “muito feliz” por Portugal receber o Mundial2030.
“Primeiramente, é histórico para Portugal. É um Mundial, é o primeiro Mundial, é histórico para o nosso povo, para a nossa gente”, assumiu o defesa, que se retirou no início desta temporada, tendo feito parte da equipa que conquistou o Euro2016.
Nessa equipa estava também o extremo Nani, retirado há poucos dias, que considera que “é muito importante, é um privilégio” para Portugal receber o Mundial, que acredita que vai ser “fantástico”.
“Temos muitos talentos que podem vir a praticar um excelente futebol nessa altura. Acho que estamo-nos a preparar para ter uma seleção muito forte. E esperamos que o Cristiano esteja lá também, a continuar a fazer golos”, referiu.
Para Nani, este Mundial “é o alimentar o sonho de todos os jovens de Portugal”, que têm “essa ilusão de um dia poder representar a seleção”.
“Eu vivia muito com os jogos do nosso país, os jogos do Mundial, das seleções. Seguia muitos jogadores, tinha muitos ídolos”, referiu.
Éder, o autor do golo que deu o Euro2016 a Portugal, diz que “é uma honra” para o país receber esta prova, assumindo já ter saudades de jogar, ainda para mais em casa.
“Será claramente especial. Até porque ver o apoio dos nossos adeptos, dos portugueses, pelas ruas, será claramente muito importante. Tivemos isso em 2004. Tivemos isso em França também, em Marcoussis. E claro, os jogadores vão querer presenciar isso e ter esse calor todo de Portugal a apoiar”, referiu.
A internacional Jéssica Silva considerou que este é “mais um marco histórico da Federação Portuguesa de Futebol, para o futebol em Portugal”, que define “a paixão, o trabalho, a convicção em desempenhar um papel bom, fundamental no futebol” de Portugal.
“[Jogar em casa] Acaba por alavancar o desejo de conseguirmos um título mundial. É especial, em casa as coisas são sentidas de outra forma. Os jogadores vão conseguir dar uma melhor resposta ainda”, disse Jéssica Silva, que espera que se disputar uma grande prova feminina em Portugal.
Os três estádios portugueses candidatos a acolher jogos do Mundial2030 serão o Estádio da Luz, o Estádio José Alvalade, ambos em Lisboa, e o Estádio do Dragão, no Porto, sendo que o recinto do Benfica – o único dos três com capacidade mínima de 60.000 lugares – poderá acolher uma das meias-finais da competição.
Portugal estreia-se na organização de Mundiais, após já ter recebido o Europeu de 2004, a Espanha organizou o Euro1964 e o Mundial1982 e Marrocos acolheu unicamente a Taça das Nações Africanas (CAN) em 1988, condição que irá repetir em 2025.
Comentários