Terminado que está o Campeonato do Mundo de 2026, podemos olhar já para o que o próximo Mundial nos vai trazer. Em 2026 a maior prova de futebol do planeta será repartida, pela primeira vez, por três países anfitriões: Estados Unidos, Canadá e México.

Contudo, e de acordo com o jornal espanhol 'As', essa não será a única grande novidade no que a esta edição do mundial diz respeito. Segundo a mesma fonte, os jogos da fase de grupos que terminarem empatados irão diretamente para grandes penalidades, sendo que a equipa vencedora receberá um ponto extra que poderá ser usado como critério de desempate no final.

Para além disso, a competição irá sofrer um aumento no que a seleções participantes diz respeito. Assim, o Mundial de 2026 vai contar com 48 países, ao contrário das habituais 32. Tal significa, naturalmente, um aumento de número de jogos e de dias de competição. Assim sendo, o próximo Campeonato do Mundo será composto por 104 partidas, repartidas por 35 dias.

Existe também a hipótese de haver uma alteração no que ao formato da fase de grupos diz respeito. Com efeito, dois dos seguintes cenários deverá ser posto em prática: ou 16 grupos de três equipas onde se qualificam os dois primeiros, ou 12 grupos de quatro seleções onde passam à próxima fase os dois melhores de cada grupo, e ainda os oito melhores terceiros.

O Campeonato do Mundo terá lugar entre 9 de junho e 18 de julho de 2026.