Rommedahl, avançado de 31 anos do Ajax, veste a camisola da selecção nacional da Dinamarca há 10 anos, tornando-o num dos jogadores mais experientes do campeonato do Mundo 2010. O avançado considera que a sua experiencia como internacional tem ajudado jogadores jovens a integrar-se na selecção nacional contribuindo assim para um melhor desempenho da equipa.
“Fico muito orgulhoso por poder defender a Dinamarca há tanto tempo. É uma grande honra representar o meu país perante todo o mundo há vários anos. Sou um dos jogadores mais experientes do grupo. Procuro sempre ajudar os mais jovens dentro e fora de campo. Isso também contribui para que possamos mostrar o melhor desempenho possível como equipa.
Para além de Rommedahl, também o seleccionador dinamarquês, Morten Olsen, encontra-se na selecção nacional há uma década. Para o experiente avançado, o treinador de 60 anos tem sido muito importante na evolução do futebol dinamarquês.
“Ele é um dos melhores treinadores com quem já trabalhei, preocupa-se com cada jogador individualmente e sabe tudo sobre futebol. Ele procura ajudar os jogadores a desenvolverem-se, o que torna possível que apresentemos o nosso melhor futebol na selecção.”
A Dinamarca participa pela quarta vez numa fase final de um campeonato do Mundo. Rommedahl acredita que a Dinamarca tem condições para passar a fase de grupos e de surpreender nas eliminatórias.
“Estamos num grupo muito forte, mas acreditamos que vamos passar à segunda fase do torneio. Se realmente chegarmos aos oitavos-de-final, poderemos surpreender, pois tudo é possível na fase das eliminatórias.”
A Dinamarca partilha o Grupo E com as selecções da Holanda, Japão e Camarões. A jogar há mais de doze anos na Holanda, onde já representou clubes como o PSV, RKC Waalwijk ou NEC Nijmegen, Rommedahl conhece muito bem a selecção holandesa.
“Obviamente que sei tudo sobre os holandeses. Não conheço tão bem os Camarões e o Japão, mas tenho certeza que o nosso técnico irá passar-nos todas as informações necessárias, o que é muito importante para que possamos ter sucesso na África do Sul. Conheço a Holanda muito bem. Jogo com um ou outro integrante da selecção e alguns jogadores são grandes amigos meus. Será sem dúvida uma partida especial. No final, vamos sair com a vitória.
Em relação às expectativas de participar no primeiro Campeonato do Mundo no continente africano, Rommedahl confessa estar ansioso por jogar em África.
“Espero por um grande torneio, como qualquer Campeonato do Mundo. Estou muito ansioso. Mal posso esperar para jogar na África do Sul.”
Comentários